Faraó Tutancámon tinha uma faca feita de meteorito | Pplware Kids

Faraó Tutancámon tinha uma faca feita de meteorito

O Faraó Tutancámon foi um faraó do Antigo Egito que faleceu ainda na adolescência. Era filho e genro de Aquenáton (o faraó que instituiu o culto de Aton, o deus Sol) e filho de Kiya, uma esposa secundária de seu pai.

Casou-se aos 8 anos, provavelmente com sua meia-irmã, Anchesenamon. Assumiu o trono quando tinha cerca de nove anos, restaurando os antigos cultos aos deuses e os privilégios do clero. Morreu, provavelmente, em 1324 a.C., aos 10 anos… e levou consigo algo que agora está a surpreender os investigadores!

pplware_punhasl tutancamon00


A história do faraó que tomou o troco ainda criança ganha novo interesse agora que um estudo descobriu que o faraó Tutancâmon foi enterrado com um punhal feito de um ferro que literalmente veio do espaço.

Recorrendo a uma espectrometria não invasiva de fluorescência raio-X portátil, uma equipa de investigadores italianos e egípcios confirmaram que o ferro do punhal colocado junto à coxa direita do corpo mumificado do rei menino tem origem meteórica.

Estes detalhes foram publicados na revista Meteoritics and Planetary Science pela equipa de investigadores do Politécnico de Milão, da Universidade de Pisa e do Museu Egípcio, no Cairo.

Como podemos ler no site Live Science, o punhal, que está em exposição no Museu Egípcio, foi referido em 1925 por Howard Carter, um arqueólogo e egiptólogo britânico que ficou conhecido por ter descoberto o túmulo do faraó Tutankhamon no Vale dos Reis.

Este egiptólogo três anos antes tinha descoberto o túmulo repleto de tesouros, onde existia “um punhal de ouro altamente ornamentado com um botão de cristal”.

Feita de metal não oxidado e homogêneo, a lâmina finamente fabricada de forma manual possui uma alça de ouro decorada. É completada por uma bainha de ouro decorada com um motivo floral de lírios de um lado, e com um padrão de penas do outro, terminando com uma cabeça de chacal.

pplware_punhasl tutancamon02

Níquel e Cobalto

A tecnologia da actualidade permitiram aos investigadores determinar a composição da lâmina. “Ferro meteórico está claramente indicado na composição pela presença de uma alta porcentagem de níquel”, disse Daniela Comelli, autora principal do estudo, do Departamento de Física da Politécnica de Milão, à Discovery News.

Na verdade, meteoritos de ferro são feitos principalmente de ferro e níquel, com pequenas quantidades de cobalto, fósforo, enxofre e carbono. Enquanto os artefactos produzidos com minério de ferro possuem cerca de 4% de níquel, no máximo, a lâmina de ferro do punhal de Tutancâmon contém cerca de 11%.

Outra confirmação de origem meteórica da lâmina veio de vestígios de cobalto. “A relação de níquel e cobalto na lâmina do punhal é consistente com a de meteoritos de ferro que preservaram a relação granular primitiva durante a diferenciação planetária no início do sistema solar”, explica Comelli.

pplware_punhasl tutancamon01

A fonte do material

Comelli e os seus colegas também investigaram a possível fonte da lâmina de ferro. “Levamos em consideração todos os meteoritos encontrados dentro de uma área de 2.000 km de raio centrado no Mar Vermelho, e acabamos com 20 meteoritos de ferro”, afirma a investigadora. “Apenas um, chamado Kharga, acabou por ter níquel e cobalto que são possivelmente consistentes com a composição da lâmina”, acrescenta.

O fragmento de meteorito foi encontrado em 2000 num planalto de calcário em Mersa Matruh, um porto marítimo a cerca de 240 km a oeste da antiga Alexandria.

O estudo mostra que os antigos egípcios atribuíam grande valor ao ferro de meteoritos para a produção de objectos preciosos, possivelmente entendendo esses pedaços de ferro caídos do céu como uma mensagem divina.

Via: Hypescience

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×