Explicação para o mistério dos icebergs verdes da Antártida | Pplware Kids

Explicação para o mistério dos icebergs verdes da Antártida

Há um mistério que não está fácil de desvendar. Por que razão os icebergs da Antártida estão a ficar verdes?

Uma nova hipótese é capaz de explicar a razão de alguns icebergs da Antártida estarem manchados de verde-esmeralda em vez de azul normal. Provavelmente este será o desvendar e o resolver de um mistério científico de décadas.


Mistério dos icebergs verdes da Antártida

O gelo puro é azul porque o gelo absorve mais luz vermelha do que a luz azul. Mas desde o início do século XX, exploradores e navegadores relataram ter visto icebergs verdes peculiares em torno de certas partes da Antártida.

Os icebergs verdes têm sido uma curiosidade para os cientistas durante décadas, mas agora glaciologistas descrevem num novo estudo, que os suspeitos poderão ser os óxidos de ferro no pó de rocha do continente da Antártida estão a tornar verde alguns icebergs.

 

Pó de rocha no mar

O problema incomodou vários cientistas até alguns anos atrás, quando um oceanógrafo da Universidade da Tasmânia testou um núcleo de gelo da plataforma de gelo Amery. Foi então descoberto que o gelo marinho perto do fundo do núcleo tinha quase 500 vezes mais ferro do que o gelo glacial de cima.

Os óxidos de ferro encontrados no solo, nas rochas e na ferrugem comum, tendem a ter tons quentes e terrosos – amarelos, laranjas, vermelhos e castanhos. Então, os investigadores começaram a suspeitar que os óxidos de ferro no gelo marinho poderiam tornar-se verdes-gelo-azuis.

Mas de onde vinha o ferro?

À medida que as geleiras escorrem sobre o leito rochoso, elas moem rochas até um pó fino conhecido como farinha glacial. Quando o gelo encontra o mar, esta farinha glacial flui para o oceano. Se a poeira da rocha ficar presa sob uma plataforma de gelo, as partículas podem ser incorporadas ao gelo marinho à medida que se formam.

Assim, suspeita-se agora que os óxidos de ferro na farinha glacial das rochas no continente da Antártida são responsáveis ​​pela criação dos deslumbrantes icebergs esmeralda. Os investigadores australianos agora propõem a amostragem de icebergs de cores diferentes, para validar que se trata dos níveis de ferro e propriedades que refletem a luz.

Se os testes mostrarem que a nova teoria está correta, isso iria significar que icebergs verdes estão a transportar ferro precioso do continente da Antártida para o mar aberto, quando se separam das placas. Tornam-se assim os fornecedores principais de nutrientes que suportam quase toda a vida marinha.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×