Este estranho anel de ouro é uma câmara rara de espionagem soviética | Pplware Kids

Este estranho anel de ouro é uma câmara rara de espionagem soviética

O tempo da guerra fria fez os espiões usarem tecnologias muito à frente do que era o normal tecnológico. Fizeram-se dispositivos que mais pareciam saídos de um filme de ficção científica.

A história revela-se com o tempo e certos dispositivos foram aparecendo nos mais estranhos locais. Por exemplo, apareceu à venda por mais de 25 mil dólares um anel de ouro que é na verdade uma câmara de espionagem, extremamente rara, da era soviética usada pelos serviços secretos KGB.


Como pode ainda ser visto, o anel ainda se encontra à venda no eBay, onde está a ser vendido com um preço de compra (no momento de escrita do artigo) por 25 mil dólares, cerca de 16 mil euros.

O vendedor da “Super Rare and unusual 14K Solid gold “KGB” Cold War Spy Ring Camera”, que se identifica como hit-camera-ltd-7569, com sede em Thornhill, Ontário, Canadá, escreveu na descrição que existem apenas duas cópias conhecidas desta câmara – isso foi relatado há quase 30 anos, quando a outra foi vendida em leilão pela casa Da Christie.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Segundo declarações de uma porta-voz ao Los Angeles Times, lá atrás em 1991, a outra câmara idêntica a esta foi vendida por 22 400 dólares, mais do dobro da estimativa de pré-venda, e foi para a coleção de um comprador japonês anónimo.

A câmara no eBay tem uma diferença notável: embora o anel vendido em 1991 tenha sido folheado a ouro, essa cópia é na verdade feita de ouro maciço de 14K.

O anel vendido em 1991 apresentava “a lente da câmara disfarçada como sendo a pedra central do anel”, informou o LA Times, e é exatamente esse o recurso encontrado nesta nova câmara no eBay, que o vendedor diz ser da coleção de câmaras japonesas do colecionador Sr. Shibata.

Não ficou claro se este é o anel vendido em 1991 (e que o anel era realmente de ouro sólido em vez de banhado a ouro), mas este anel está a ser vendido por muito menos do que a venda anterior. Isto porque os 22 400 dólares de março de 1991 tinham seguramente uma equivalência aos dias de hoje a uma verba a rondar os 42 mil dólares.

O vendedor escreveu que o anel tem uma câmara de 44g, filma e tira fotos em rolo de filme de 8mm e que a câmara inclui uma lente de abertura variável atrás da moldura em forma de coroa, uma persiana de guilhotina, óptica perfeitamente limpa, um suporte de filme circular e 14K ouro maciço decorativo.

Via

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×