É possível aprender durante o sono? | Pplware Kids

É possível aprender durante o sono?

Não temos dúvidas que é o sonho de qualquer estudante. Deitar-se a dormir e a ouvir uma gravação com as informações aprendendo tudo antes do exame.

Surpreendentemente, novas pesquisas indicam que é possível processar significados, durante o sono. Contudo, os autores concluem que este facto não vai permitir que se estude, enquanto se dorme.


Investigadores da área do sono chegaram à conclusão que, mesmo durante o sono, podemos ser recetivos a sons. Algumas pessoas acordam ao ouvir o nome, enquanto outras palavras, faladas em voz alta, as deixam a dormir na mesma. Assim como existem pais com maior probabilidade de acordar, em reação ao choro/gritos dos filhos, do que outros.

Thomas Andrillon, doutor na Universidade Monash, na Austrália, mostrou, com os seus colaboradores, que as pessoas podem concentrar-se em sons significativos, ao invés de se concentrarem em rabiscos. Alguns dos colaboradores até se recordavam de algumas coisas que eram tocadas para eles.

É possível que os eletroencefalogramas (EEGs) monitorizem o cérebro e identifiquem um sinal que responda às informações recebidas. Assim, os cientistas podem examinar subsequentemente um EEG e descobrir o que alguém está a ouvir.

É o que temos de mais próximo a ler a mente.

Referiu o investigador.

Andrilln e os restantes coautores chegaram à conclusão, através de um estudo prático, que os participantes têm tendência a priorizar histórias que fazem sentido, ao passo que descartam as que não fazem, tanto acordadas, como em sono leve. Contudo, durante o sono profundo, nem mesmo os sons mais significativos têm impacto.

Existem, então, duas razões principais pelas quais não é possível interiorizar conhecimento.

A primeira, porque as mensagens transmitidas no estudo eram de apenas um minuto e os participantes só absorviam os primeiros 30 segundo. A segunda, pois os sujeitos experimentaram amnésia do sono, não se recordando, conscientemente, de processar a informação. Ou seja, esqueceram a informação da mesma forma que um indivíduo se esquece dos sonhos e das coisas que ouve quando acorda a meio da noite.

O sono é muito importante para a consolidação de memórias passadas. O cérebro desliga a formação de novas memórias para que possa processar as anteriores sem contaminação.

Concluiu Andrillon.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×