Dinossauro Megalosaurus vai ter nova cara | Pplware Kids

Dinossauro Megalosaurus vai ter nova cara

O primeiro fóssil de dinossauro identificado cientificamente o Megalosaurus, foi descoberto há mais de 200 anos. Recentemente foram encontrados novos dentes desse animal que até então não se conheciam.

Estes vieram fazer com que a sua cara se modificasse. Através da tecnologia de ponta, a cara deste dinossauro vai ser refeita e dá-lo a conhecer como ele realmente era.



A fundamental ajuda da tecnologia

A tecnologia trabalha cada vez mais a par com o ser humano. Só assim conseguimos conhecer e entender melhor o que aconteceu no passado longínquo, no qual se inclui a pré-história.

Este dinossauro não nos seria conhecido tal como era se não fosse esta nova descoberta, bem como a tecnologia para refazer o seu maxilar. A tecnologia de ponta vai refazer a cara deste dinossauro e dá-lo a conhecer como ele realmente era.

Cinco dentes novos

Foram encontrados 5 dentes, nunca antes vistos, do “Grande Lagarto” ou Megalosaurus, o seu nome cientifico. Os investigadores de Universidade de Warwinck e do Museu de História Natural da Universidade de Oxford, conseguiram identificar estes dentes como fazendo parte da mandíbula do Megalosaurus, através da tecnologia de tomografia computadorizada de última geração.

Mark Williams, quem liderou a pesquisa, depois de ter tido acesso a um grande número de imagens de raio-x que até agora não tinham sido vistas, criou, com a ajuda de especialistas em análise 3D, uma imagem do fóssil tridimensional. Através desta tecnologia, foi possível ir mais além e descobrir até as raízes dos dentes que estavam a nascer ao animal na altura em que este morreu.

Conseguir usar tecnologia de ponta normalmente reservada para a engenharia aeroespacial e automóvel para digitalizar um tão raro e icónico espécimen da história natural foi uma oportunidade fantástica

diz Mark Williams.

Este dinossauro de “cara nova”, viveu no Jurássico Médio há mais ou menos 167milhões de anos, era carnívoro, pesava cerca de 1400 Kg e media aproximadamente 9 metros de altura.

Este Megalosaurus está exposto no Museu de História Natural da Universidade de Oxford juntamente com outros ossos do seu esqueleto.

 

Por Célia Simões para Pplware Kids

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×