Dia Mundial do Dador de Sangue
Hoje, dia 14 de junho, comemora-se o dia Mundial do Dador de Sangue. Por todo o mundo, neste dia, são organizados eventos a fim de sensibilizar as pessoas e convencer quem ainda não é dador, a sê-lo.
Homenagem a Karl Landsteiner
Este dia foi instituído pela OMS em maio de 2005. Esta data homenageia Karl Landsteiner, um médico e biólogo norte-americano precursor da transfusão de sangue. O médico que descobriu o fator RH e a classificação dos grupos sanguíneos, o sistema ABO.
OMS apela à doação de sangue
Este ano, o lema da Organização Mundial de Saúde (OMG) é “O que posso fazer? Dê sangue. Dê agora. Dê regularmente” (What can you do? Give blood. Give now. Give often). Em particular, a campanha pretende sensibilizar a população para a doação de sangue em situações de crise e emergência. A ajuda que cada pessoa pode dar para socorrer quem está em situações de emergência.
É importante dar sangue regularmente para que o stock de sangue seja suficiente e chegue para o caso de ser necessário numa emergência.
Na última década, muitas catástrofes como terramotos, tempestades, vários desastres naturais têm causado grandes números de mortos e feridos que necessitam de muitos cuidados de saúde.
Dados Relevantes
Almeida e Sousa, presidente do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) não acha relevante a diminuição de unidades de sangue no ano passado em relação a 2015. Apesar de terem sido recolhidas menos 31.818 unidades, o stock de sangue em 2016 continua a ser maior, o que quer dizer que foi utilizado menos sangue.
Incentivar camadas mais jovens
Contudo, a camada jovem abaixo dos 25 anos é cada vez menos dadora. Segundo os últimos estudos, houve menos 5 mil dadores jovens a dar sangue. Há que criar novos incentivos, talvez através das redes sociais e sensibiliza-los para a realidade.
Em dador.pt pode encontrar um jogo que pode jogar com amigos e ganhar medalhas exclusivas de dador. Para ser dador basta ter entre 18 anos e 64 anos, bom estado de saúde, hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 quilos. As mulheres podem fazer doação de quatro em quatro meses, e os homens podem fazer de 3 em 3 meses.
Curiosidades
112,5 milhões das doações de sangue recolhidas no mundo, metade destas estão em países ricos. Se 1% da população mundial fosse dadora, era suficiente para satisfazer os requisitos básicos de sangue de um país. A doação de sangue em 1% da população pode satisfazer os requisitos mais básicos de um país para o sangue.
Em 57 países as coletas feitas aos dadores voluntários são suficientes para suprimir as necessidades, enquanto que nos restantes países têm de pagar para ter dadores e reserva de sangue suficiente.
Para mais informações consulte: http://www.who.int/worldblooddonorday/en/
É estranho que em Portugal não se aproveite o sangue que eu bem como outros doentes com Hemocromatose. Tiramos sangue em flebotomias (no meu caso bimensais de +- 450 gramas cada) e este vai para o lixo e não é reciclado como em outros países.