Dia Mundial das Crianças – Como surgiu?
Olá amigos! Tudo bem?
Como sabes, amanhã é dia 1 de junho e é também quando se comemora o Dia Mundial da Criança em Portugal. Nesse dia é comum as crianças ganharem presentes e participarem em várias atividades, mas este dia especial não é apenas isso. Vem conhecer mais sobre as origens do dia mundial das crianças.
O Dia Mundial das Crianças não é comemorado no mesmo dia em todos os países. A ONU (Organização das Nações Unidas) definiu-o a 20 de novembro mas existem países que, como Portugal, comemoram a 1 de junho e outros, como o Brasil, a 12 de outubro.
Tudo remonta para 1945 depois da 2º Guerra Mundial. Na altura, as crianças viviam em condições horríveis: não havia comida, a maioria da Europa estava em crise, etc.
Os pais tinham uma vontade maior de voltarem a ter uma vida normal, como a que tinham antes do que se preocupavam com a educação dos filhos.
As crianças eram exploradas: trabalhavam desde novas porque os pais não tinham dinheiro e a maioria das crianças da Europa não sabiam ler nem escrever!
A ONU que foi criada após o final da II Guerra Mundial para substituir a Sociedade das Nações e com o objetivo principal de manter a paz no mundo.
Esta organização foi ampliando o seu raio de alcance criando, em 1946, a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). O maior problema foi o facto dos governantes dos países não estarem minimamente importados com os direitos das crianças.
Anos mais tarde, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres sugeriu à ONU a criação de um dia dedicado às crianças de todo o mundo.
Com este dia pretende-se comemorar vários aspetos relacionados com as crianças:
- O afeto, amor e a compreensão;
- Alimentação adequada;
- Cuidados médicos;
- Educação gratuita;
- Proteção contra todas as formas de exploração;
- Crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.
Apesar destes direitos terem sido comemorados desde 1950, em Portugal, só em 1959, é que estes direitos foram aplicados na lei Portuguesa. Além disso, existem ainda muitos países, como os países Africanos onde as crianças vivem muito mal e com muitas necessidades por isso devemos continuar a apoiar o defendido no dia de amanhã.
Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.