Cientistas conseguiram fazer o tempo voltar para trás num computador quântico
Os cientistas demonstraram a reversão do tempo num computador quântico, recuando três qubits (a unidade básica de informação quântica) ao seu estado de uma fração de segundo antes.
Será que iremos um dia ter a oportunidade de regressar ao futuro?
Na física, os sistemas que viajam no tempo evoluem de um estado simples para um mais complexo – conhecido como a flecha termodinâmica do tempo. Por exemplo, se colocássemos uma gota de tinta num copo de água, inicialmente teria um estado bem definido. No entanto, logo começa a se espalhar e em poucos minutos terá já se terá dissolvido uniformemente na água. Se o tempo fosse invertido para um humano, eles tornar-se-iam mais jovens.
Num estudo publicado na revista Scientific Reports, cientistas dos EUA e da Rússia demonstraram experimentalmente a reversão do tempo – enviando um qubit de um estado mais complicado para um mais simples.
O algoritmo que eles sugerem muda o estado quântico desenvolvido para que ele comece a se desenvolver no tempo.
Fazendo esta mágica com o estado desenvolvido da tinta, veremos que após o mesmo tempo (tempo necessário para a dissolução da tinta na água) a tinta será novamente combinada na gota original. Isso é exatamente o que fizemos no nosso trabalho, onde a gota de tinta é o estado de três qubits e a água é um estado de Hilbert do computador quântico.
Explicou Andrei Lebedev, autor do estudo, à Newsweek.
O autor principal, Gordey Lesovik, disse num comunicado:
Este é um de uma série de artigos sobre a possibilidade de violar a segunda lei da termodinâmica. Essa lei está intimamente relacionada à noção da flecha do tempo que requer a direção unidirecional do tempo: do passado para o futuro.
Na experiência, os investigadores definem o estado de cada qubit para o que pudéssemos considerar como zero. A partir desse ponto, a ordem é perdida e os qubits tornam-se cada vez mais complexos, mudando para um padrão de zeros e uns. Em seguida, o tempo foi revertido por um programa especialmente desenvolvido que permite ao computador quântico passar de um estado de caos para o de ordem – passando do complexo para o simples. Como resultado, os qubits são enviados de volta no tempo.
O programa foi bem sucedido num computador quântico de dois qubits em 85% das vezes. Quando um terceiro qubit foi introduzido, ocorreram mais erros e a taxa de sucesso caiu para cerca de 50%. Então, desenvolver um computador quântico que possa reverter o tempo em larga escala não vai acontecer tão cedo. Além disso, indica que a reversão do tempo na natureza é improvável porque é muito complexa.
Um crescimento tão infeliz da complexidade explica por que não observamos tais objetos reversos no tempo na natureza. A probabilidade de uma aparência espontânea de um objeto de tempo reverso (partícula de um sistema de partículas) é insignificante.
Referiu Lebedev.
No entanto, ele também disse que o seu algoritmo de reversão de tempo poderia ser usado para testar programas de computador quântico.
Na computação quântica, ao contrário do análogo clássico, não podemos interromper o processo de computação até o final. O problema é que um computador quântico está no estado de superposição e, se o interrompermos e medirmos o seu estado, destruiremos essa superposição e a projetaremos num componente com alguma probabilidade.
Por causa disso, nem sempre é óbvio verificar o que acontece no final do cálculo, o resultado correto … A reversão de tempo pode ajudar – fazemos inversão de tempo do estado final do computador e executamos o mesmo programa quântico novamente. Se o cálculo estiver correto, chegaremos ao estado inicial do computador.
Comentando as descobertas, Henning Bostelmann, do Departamento de Matemática da Universidade de York, disse que embora os investigadores tenham revertido a evolução temporal de um sistema quântico, um computador quântico muito maior seria necessário para realizar a experiência num sistema de tamanho razoável.
Também disse que sugere que a reversão de tempo para átomos individuais ou eletrões é improvável.
Talvez para o desapontamento dos fãs de ficção científica, eu deveria salientar que o artigo não discute as viagens no tempo, ou o retorno ao passado, ou a reversão do princípio de causa e efeito.
Concluiu Bostelmann, que não esteve envolvido no estudo.
Lebedev disse que ele e a equipa agora planeiam investigar ainda mais a reversão do tempo e procurar situações na natureza em que o seu procedimento poderia ser mais eficaz.
Reversão do tempo… ahah
Só existe o presente.
É possível ver/ sentir o passado, é possível ver/ sentir a tendência para o futuro… mas só o presente é que existe realmente.
Ninguém pense que as viagens ao passado (ou ao futuro) dentro de máquinas serão alguma vez possíveis porque nunca em tempo algum será possível, por simplesmente ser algo que se opõem à lei básica natural.
Repare: imaginemos que para fazer 100 km, a pé, demoro 10h.
Há uma máquina que consegue reduzir esse tempo para uma hora: o carro.
Esta diferença de 9 horas entre o ponto A e o ponto B não será já uma forma de viagem no tempo?
Fica a pergunta para reflexão…
……E de carro, deixa de ser?
Será o tempo apenas ilusão?
A situação que descreve, não é uma viagem no tempo, mas sim uma viagem no espaço. Imagine uma bala que percorre 50 metros entre o ponto “A” e o ponto “B”. Na primeira situação, você agarra na bala, sai do ponto “A” às 18h00m00s e vai colocar a bala no ponto “B” às 18h03m00s. Na segunda situação dispara a bala numa arma, às 18h00m00s e a bala chega ao ponto “B” às 18h00m01s. O que você encontrou foi uma forma de percorrer o mesmo espaço de uma forma muito mais rápida, mas na verdade a bala nunca poderá chegar ao ponto “B” num tempo anterior ao de partida do ponto “A”, ou seja, se saiu do ponto “A” às 18h00m00s, nunca poderá chegar ao ponto “B” às 17h59m59s.
Acho que a viagem de carro ainda é uma viagem no espaço, não no tempo.
Uau, pareces saber tudo sobre o universo. Como disseste bem “Lei básica”, mas o universo é tudo menos básico. Temos de ver mais além do que conseguimos ver.
Nunca consegues ver o presente devido à velocidade da luz ser finita. Logo o presente existir é puramente filosófico. O passado existe como é obvio… nao te recordas de nada? O futuro existe também. Viagens ao passado ou futuro serão possiveis? Talvez mas a logica é um pouco mais complicada do que pensas:) Repara que se conseguires viajar para junto de um buraco negro vais estar numa zona onde o espaço e o tempo apresenta uma grande curvatura. Significa que vais experimentar o tempo de maneira diferente. Quando regressares o teu tempo não é o mesmo que se nao tivesses ido. tentei escrever sem grande rigor cientifico para não complicar muito mas se te interessas por isto(ciencia e não mitos) lê artigos sobre gravidade quantica, espaço tempo curvo, buracos de minhoca,… e se gostas de ter muita imaginação procura particulas bizarras que viajam só a mais do que a velocidade da luz. Em teoria existem …
Não há nada na física que impeça a viagem no tempo. O que não temos é tecnologia. Há 100 anos (no passado) quem o que alguém pensaria se lhe falassem que seria possível falar com outra pessoa no outro lado do globo, quase que em tempo real? Coisa que antes demoraria meses (ou anos) em uma viagem de navio?
Certamente se vc estivesse nascido a uns 500 anos atrás e alguém lhe dissesse que q no futuro iria existir uma rede de informações mundial e que praticamente todos iriam ter acesso a ela por um pequeno aparelho q se pode carregar no bolso e q com esse mesmo aparelho vc poderia se comunicar com qualquer pessoa em qualquer parte do mundo..
Tenho certeza que vc diria ser impossível…
Concordo parcialmente. O tempo não existe, como podería-mos navegar numa coisa que é mera concepção humana? Sendo assim, não existe passado, não existe presente e não existe futuro, a não ser nas nossas cabeças.
Acho que tem de aprofundar mais as suas pesquisas amigo, porque nao esta minimamente correcro mas enfim.. cada um com a sua ideia do básico
Quatro palavrinhas para ti, Teoria da Relatividade Geral. Vai lá ler e estudar de depois volta aqui.
Ledo engano, sobre a proposição a viagem. Houve, sim, uma viagem no ‘espaço físico’, permanecendo inalterado o ‘tempo físico’. Apenas aplicou-se a aceleração. Sobre o comentário de ‘Mim’, novo engano. Há o passado, haverá o futuro, mas o ‘presente’ é imperceptível – quando percebido, já se tornou ‘passado’. Abrs. EGG
Só eu é que pensei em Code Lyoko? :T
Sim. Só tu.
regressar ao futuro?
realmente… isso é o nome do filme! looool
Só um reparo.. é tornar-se-iam e não tornariam-se ! O Português é para manter e não para se adaptar ao Ingles ou aquela espécie de portugues que falam no Brasil.
Obrigado pelo reparo.
Quase esqueci que este é um jornal português, porque quando disse “espécie de português que falam no Brasil me pareceu escrito em um tom de tanta inferioridade, ainda bem que não foi está sua verdadeira intenção.
A ficção cientifica um dia irá deixar de ser ficção.
Podemos não estar cá para ver…
Já dizia o Fernando, “O homem sonha e a obra nasce” 😉
recuaram três qubits? fração de segundo antes?
no meu faço restauro e volto dias antes ahahahahah
o Homem também nunca conseguiria voar…ou ir à Lua….ao fundo dos oceanos….
A história sempre nos ensina.: o que é impossível hoje,Será possível amanhã.
O que um computador faz hoje, seria considerado impossível a 50 anos atrás e para.uitos,coisa do demônio.
Nao seria melhor explicar concretamente a que se referem viagem no tempo ? E que eu nao entendi nada. Esse exemplo de ir de carro a 100km/h ou ir a pe, isso nao e viagem no tempo.A viagem e a mesma, apenas uma e mais rapida que outra. Ou entao se e poderiam explicar melhor em que conceito ?
Sim é possível regressar ao passado nada muito complicado passo a citar quando viajasse para a madeira chegas mais cedo uma hora , através de mega frequência liagaas a M80 104.3mgz fechas os olhos regressas ao passado mesmo até períodos em que foste concebido e e trivialmente Revenge ir 90’s andas para trás 29 anos e ainda existe um tratamento de rejuvenescimento andar em sentido contrário da rotacao do planeta terra mas tem de ser a altas velocidades tipo a do som as nossas células ficam todas trocadas por isso que astraunatas vivem quase todos 100 anos
Sim regressar no tempo é possível através de frequência baixas ligas a rádio na 104.3mhz e é possível recuar até periodos da concepção é só ligar o rádio e fechar os olhos consoante a música VC vai viajando no espaco e no tempo podendo mesmo ter estado em Woodstock. Seguinte sempre pode viajar para madeira sai caro mas recua uma hora e sempre aprende algo de botânica viagem ida sem volta 750. Depois para os mais abastecidos tipo joithebear pode viajar em sentido contrário da rotação da terra a altas velocidades supersonicas nesses caso especifico este programa de rejuvecismento não é para todos mas suas células ficam baralhadas e VC chega viver 100 anostipo centrífugas espaciais de vector contrário e depois sempre pode adquirir um bilhete para Revenge of 90’s 2019-1990=29 anos.
Resumindo: Ponto de Restauração. tenho uns 10 no meu computador. E fico de lá pra cá e de cá pra lá. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Viajar fisicamente no tempo é impossível, agora ver o passado isso é possível.
O que acham que são as luzes que estão no céu à noite?
São as luzes de estrelas de há milhares ou milhões de anos antes, que até podem já nem existir.
A teoria da relatividade geral, no que toca a viagem no tempo só existe quando dois corpos viajam perto da velocidade da luz!