Cidade do futuro, sustentável, está a ser planeada na Noruega | Pplware Kids

Cidade do futuro, sustentável, está a ser planeada na Noruega

Oslo, a capital da Noruega, poderá vir a ter uma cidade, dentro da própria cidade, completamente sustentável.



Uma cidade sustentável

O projeto é da Haptic Architects e da Nordic Office of Architecture, e foi acabado de lançar. Os planos são criar uma cidade mesmo ao lado do aeroporto de Oslo, Oslo Airport City (OAC), ou seja, criar a primeira cidade de aeroportos com energia positiva.

A cidade, usará apenas energia criada por ela própria, onde os únicos veículos que poderão circular nas suas ruas são os veículos elétricos e sem motorista.

Esta é uma oportunidade única para projetar uma nova cidade a partir do zero

disse Tomas Stokke, diretor de Haptic Architects

Esta cidade será completamente acessível. Tanto aqueles que lá morarem como os que a desejarem visitar poderão circular livremente sem ter de aceder a qualquer transporte. A maioria dos lugares serão de fácil acesso.

Tecnologias ecológicas como objetivo

O centro da cidade, à semelhança do que algumas cidades europeias começam a fazer, será totalmente livre de carros. Neste caso, será fácil fazer devido à conveniência inata da cidade.

Para esta OAC, está a ser planeado o uso de diversas tecnologias ecológicas, a auto iluminação, tecnologia de resíduos “inteligentes”, tecnologia de segurança, são apenas algumas já definidas.

A cidade usará apenas a energia renovável produzida por si própria, o que reduzirá o uso de combustíveis fósseis bem como a energia utilizada para o transporte de combustíveis e energia.

A nova cidade de Oslo conseguirá energia suficiente para se autossustentar, para fornecer alguma energia aos aviões, reduzindo assim o uso de combustível no aeroporto, e ainda conseguirá vender o excesso.

Tudo pensado ao pormenor

Para além de tudo isto, terá uma área dedicada ao desporto ao ar livre. Uma via de ciclismo e diversas atividades ao ar livre que não requerem o uso da eletricidade.

A escolha do local para esta cidade autossustentável não foi aleatória. O aeroporto de Oslo calcula que em 2050 terá o dobro dos funcionários que tem hoje, assim, este seria o lugar ideal para os funcionários bem como as suas famílias viverem.

Para o diretor-geral da OAC, Thor Thoeneie, o desenvolvimento desta cidade não tem a ver com o que acontecer, mas sim com o quando será. E, se tudo correr como previsto, a construção está prevista começar já em 2019, tendo o seu término em 2022.

Parece um projeto um pouco ambicioso, mas tendo em conta que a Noruega é um país virado para a sustentabilidade, há uma grande possibilidade de isso acontecer na data prevista.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×