Cidade australiana instala redes de drenagem e recolhe 370 kg de lixo
Embora haja cada vez mais iniciativa no que toca à recolha e tratamento de lixo, a verdade é que há muito mais lixo a ser produzido e colocado em locais que não são de todo apropriados, deixando uma fatura ambiental pesadíssima e cada vez mais preocupante.
De modo a reduzir a quantidade de lixo que é despejado para as águas, a cidade de Kwinana, na Austrália, instalou redes de drenagem em tubos na reserva de Henley. A prova realizada mostrou que o sistema implementado é um êxito, ao reunir 370 kg de resíduos. E nós por cá?
A equipa que experimentou esta instalação identificou três outros lugares, na mesma reserva, onde é possível introduzir novas redes.O objetivo passa por reduzir o lixo que corre pelos tubos de drenagem, da cidade. Em particular, das áreas onde a descarga dos tubos se dá em espaços públicos abertos e reservas.
Instaladas nos tubos de drenagem construídos em betão de 750 mm e 450 mm de diâmetro, as redes foram limpas três vezes, desde a sua instalação. Com um total de 370 kg de lixo recolhido, retirado e descartado. Estavam presentes todo o tipo de resíduos, desde plástico a vidro.
As redes de Kwinana provam que pequenos ações podem representar também grandes impactos positivos no meio ambiente. A quantidade absurda de lixo que chega aos mares podia ser reduzida desta forma, se a ideia fosse adotada globalmente.
Excelente ideia!
Mas temo que a ideia a ser aplicada cá, os esgotos iam entupir por falta de limpeza…