Caverna encontrada na Lua pode levar a novas descobertas | Pplware Kids

Caverna encontrada na Lua pode levar a novas descobertas

Um grupo de investigadores confirmou que existe na Lua uma abertura que poderia servir para abrigar os astronautas das diversas condições perigosas com que se deparam na superfície.



Mais um avanço do Homem na Lua

Um estudo publicado numa revista americana, Geophysical Research Letters, confirma a existência de um “tubo de lava” na zona da Lua que dá pelo nome de Marius Hills.

O Homem já foi várias vezes à Lua, precisamente 6 vezes. E, desde que a tão conhecida missão de julho de 1969, a Missão Apollo 11 com Neil Armstrong e Edwin Eugene “Buzz” Aldrin Jr., que nunca foi possível ficar por lá muito tempo.

Um dos principais motivos é porque os fatos de astronauta não conseguem aguentar as variações extremas de temperatura, as radiações, nem o impacto causado pelos meteoritos.

Podem existir vários canais naturais

Ao terem conhecimento desse canal natural, os investigadores consideraram-no um local seguro, que poderia servir de abrigo. São uma espécie de tubos que se formam quando um fluxo de lava cria uma crosta dura e fica com o aspeto de uma pequena caverna.

É importante saber onde e quão grandes tubos de lava lunar são se construiremos uma base lunar, disse Junichi Haruyama, pesquisadora sênior da JAXA, agência espacial do Japão. Mas conhecer essas coisas também é importante para a ciência básica. Podemos obter novos tipos de amostras de rocha, dados de fluxo de calor e dados de observação do terremoto lunar “.

A agência JAXA, analisou dados do radar da sua sonda espacial SELENE, a fim de detetar tubos de lava que possam não estar visíveis. Encontraram vestígios do que é possível serem mais desses tubos, após analisarem padrões de ecos similares em volta do buraco já encontrado.

Mas, o sistema de radar da SELENE foi criado para estudar a origem da Lua e a sua evolução, e não para detetar tubos de lava. O que levou a que não fosse possível uma avaliação mais avançada e mais profunda.

Descoberta em grande

Também existem tubos de lava na Terra, embora um pouco diferentes. Mas, as contrapartidas de um achado desses na Lua seriam muito maiores. Se as previsões estiverem certas, tudo leva a crer que o tubo de lava encontrado em Marius, é suficientemente grande para abrigar uma das maiores cidades dos EUA.

Já antes, a existência desses tubos tinha sido especulada, mas nada foi avançado, até porque a descoberta não parecia ter tanta relevância como afinal tem. Mas ainda será necessária uma pesquisa mais alargada para saber se e como vão poder ser utilizados esses tubos de lava.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×