Cassini, NASA recebeu últimas imagens | Pplware Kids

Cassini, NASA recebeu últimas imagens

A sonda Cassini terminou hoje as suas funções. Mergulhou em Saturno, tal como era esperado, depois de 20 anos a transmitir informações para a Terra.



A morte de Cassini

Hoje, dia 15 de setembro, por volta das 11:30 da manhã (hora de Portugal continental), Cassini despediu-se das suas funções, tal como anunciámos que ia acontecer no nosso artigo.

Segundo a NASA, Cassini mergulhou em Saturno esta manhã e as suas últimas notícias chegaram à Terra após 83 minutos depois do seu desaparecimento.

As palavras de Earl Maize, responsável da missão do Laboratório de Propulsão a Jacto da NASA, através de uma transmissão em direto, revelaram que o último sopro de vida da Cassini foi recebido com sucesso. Imagens e dados que devem ainda ajudar os cientistas a conhecer melhor Saturno.

Um trabalho incrível

Tal como já era do conhecimento geral, o desaparecimento de Cassini estava programado para o dia de hoje. O seu combustível estava a acabar, e a melhor das hipóteses foi escolhida. Antes que a sonda contaminasse alguma das luas, ou que, depois do seu incrível trabalho, se transformasse em lixo espacial.

Ao longo do seu percurso, a Cassini deu a conhecer imagens incríveis, e transmitiu dados importantes para que a NASA ficasse a conhecer melhor o planeta Saturno e as suas luas. Um projeto conjunto entre a NASA, ESA (Agência Espacial Europeia) e ASI (Agência Espacial Italiana).

A nave era composta por dois elementos principais, o orbitador Cassini e a sonda Huygens. Tendo iniciado o seu percurso em 15 de outubro de 1997, entrou na órbita de Saturno em 1 de julho de 2004, deu a conhecer o planeta, os seus satélites naturais e a heliosfera. Transmitiu factos importantes dos anéis de Saturno. E, depois de todas essas informações importantes, anunciou o seu desaparecimento.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×