Bisfenol A: Os perigos que o plástico esconde | Pplware Kids

Bisfenol A: Os perigos que o plástico esconde

Há alguns anos que o bisfenol A, um tipo de resina que serve para dar mais consistência ao plástico, foi considerado prejudicial à saúde. A Agência Europeia dos Produtos Químicos alerta para os seus perigos e doenças que podem causar.



Bisfenol A é prejudicial à saúde humana

Nos últimos anos foram feitos vários estudos para concluir se o bisfenol A é prejudicial ou não para a saúde humana. A Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA) veio confirmar os alertas que têm vindo a ser feitos referentes a este tipo de substância e confirmou-se que realmente é perigoso para a saúde. Este tipo de resina, que tem a finalidade de tornar os plásticos mais duros e resistentes já estava identificada como sendo tóxica para o sistema reprodutor humano.

Desde 2011 que o controle do bisfenor A ficou mais apertado e nessa altura foi proibida em biberões e produtos para bebé pela União Europeia. Muitas mães aquecem o biberão de leite dos seus filhos no micro-ondas correndo o risco do plástico do biberão libertar substâncias para o organismo do bebé e influenciar o bom funcionamento do sistema endócrino.

Elemento utilizado no fabrico de recipientes de plástico há 50 anos

O bisfenol A é um elemento utilizado na produção de plásticos de policarbonato há mais de 50 anos. Com o decorrer do tempo foram feitos estudos que confirmaram que esta substância pode ser transferida para a comida quando o recipiente é sujeito a altas temperaturas o que acontece por exemplo quando colocamos comida a ferver em recipientes de plástico ou aquecemos a comida em recipientes de plástico no micro-ondas. Outra situação a ter em conta, especialmente no verão, altura em que as temperaturas sobem, é não beber água de garrafas de plástico que fiquem em carros ou outros sítios expostos ao calor.

O bisfenol A também é encontrado em garrafas de plástico, caixas de conservação de alimentos, e até noutros recipientes como latas de refrigerantes, enlatados, entre outros.

Em 2014 foi publicada uma diretiva europeia que limitava a utilização deste produto químico em brinquedos para crianças com menos de 36 meses, ou outros tipos de brinquedos que as crianças podem colocar na boca.

O comité dos Estados Membros da ECHA considerou oficialmente esta substância bastante nociva para a saúde, pode ser um desregulador endócrino. Esta medida foi tomada em unanimidade, depois de uma proposta feita por França. Tudo isto leva a que o bisfenor A seja visto como matéria preocupante e que tenha um controlo mais apertado pois chega a ser considerado carcinogénico ou mutagénico.

Doenças podem ser desenvolvidas devido ao Bisfenol A

Um desregulador endócrino é uma substância química que pode interferir com a produção ou a actividade de hormonas do sistema endócrino humano

Salientou Félix Carvalho, professor catedrático do Laboratório de Toxicologia da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

Desde diabetes a problemas cardíacos ou até infertilidade, são doenças que se podem desenvolver devido a esta substância.

Algumas formas de prevenção é não aquecer alimentos em recipientes de plástico no micro-ondas; não colocar comida quente em recipientes de plástico; não utilizar recipientes de plástico danificados (gastos); e não dar às crianças brinquedos que não sejam adequados (brinquedos que possam ser levados à boca). E muita atenção às garrafas de água existentes no carro, se estas ficam expostas a altas temperaturas.

 

Por Célia Simões para Pplware Kids

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×