Animal parecido a cérebro humano foi descoberto no Canadá | Pplware Kids

Animal parecido a cérebro humano foi descoberto no Canadá

Um grupo de estranhas criaturas foi encontrado no Parque Stanley, em Vancouver, no Canadá. Foram encontrados quando os níveis de água da conhecida “Lost Lagoon” (Lagoa Perdida) baixou.



Moluscos em forma de cérebro

Estas estranhas criaturas, de seu nome briozoários fazem parte da família de um grupo de moluscos de pequeno tamanho que vivem em grupo. Corpos gelatinosos que, ao que parece, habitam em lagos e rios.

Estes estranhos seres são hermafroditas mas, apesar disso a sua reprodução é ainda facilitada devido aos estatoblastos, habitual em muitos briozoários de água doce, são um grupo de células que se reproduz de forma assexuada fora da colónia.

Esta é mais uma das variadas espécies que foram descobertas há alguns milhões de anos, e que estão a reaparecer embora com algumas características diferentes. Em particular, esta espécie tem registos fósseis que datam de aproximadamente 470 milhões de anos.

Aumento da temperatura das águas teve influência nesta descoberta

Os antigos briozoários eram conhecidos por habitarem a zona leste do rio Mississippi. O aumento da temperatura das águas possivelmente tem influência no avistamento destes animais, uma vez que só conseguem sobreviver em águas acima dos 15ºC.

Já em 2012, um relatório do Serviço de Peixes e Vida Selvagem dos EUA, revelou que as alterações climáticas poderiam fazer com que estes seres voltassem a aparecer.

Alimentando-se de algas, que lhes fornecem os nutrientes necessários, caso se multiplicassem de forma descontrolada poderiam pôr em causa o equilíbrio ecológico do ecossistema da água doce.

Até agora, devido à sua cor, que se assemelha à do fundo do lago, tem passado despercebido pois para além de não ser conhecido é fácil confundir-se com ovos de salamandra ou até pedras.

 

Por Célia Simões para Pplware Kids

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×