Adolescentes podem ter descoberto uma nova classe de objeto astronómico | Pplware Kids

Adolescentes podem ter descoberto uma nova classe de objeto astronómico

Cada vez há mais olhos apontados ao Universo, entre esses estão os de muitos jovens. Prova disso chega-nos a informação que alunos do ensino secundário em Itália descobriram um estranho objeto durante o projeto EXTraS, dedicado a uma pesquisa sistemática por variabilidade nos dados de ficheiros do satélite XMM-Newton.


Os alunos que estiveram envolvidos no projeto EXTraS poderão ter descoberto uma nova classe de objetos astronómicos.

Após apresentação das suas descobertas aos cientistas, uma análise feita por Sandro Mereghetti, do Instituto Nacional de Astrofísica em Milão e pelos seus colegas, mostrou que a luminosidade do objeto é significativamente maior do que é comum ser observado em erupções estelares de tão curta duração, deixando em aberto a possibilidade de outras interpretações.

As estrelas podem emitir chamas de intensa radiação de raios-X. Em particular, uma estrela sob a influência de um buraco negro próximo ou uma estrela de neutrões vizinha pode produzir chamas extremamente brilhantes e breves.

Em busca de tais objetos, uma equipa de estudantes no seu último ano do ensino secundário em Saronno, na Itália, analisou dados do satélite XMM-Newton, identificando um objeto no centro do aglomerado globular NGC 6540 que sofreu um episódio curioso em 2005.

A descoberta foi relatada a astrónomos que examinaram as informações. De acordo com Mereghetti, a fonte de raios-X brilhou durante 5 minutos. No seu auge, tinha mais de 40 vezes o seu brilho normal.

A explosão foi breve demais para ter sido de uma única estrela, mas muito fraca para ter sido produzida por um objeto nas proximidades de um companheiro, como um buraco negro ou uma estrela de neutrões.

Isso pode significar que tal objeto não é uma estrela regular, mas sim uma nova classe astronómica. Mais objetos como este provavelmente escondem-se nos ficheiros do XMM-Newton, de forma que os cientistas precisarão encontrá-los para desvendar o mistério.

Via

Arquivado na categoria: Curiosidades


1 Comentário

  1. Não deram um nome ao tal novo obj?

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×