50% das espécies de zonas naturais correm risco de extinção | Pplware Kids

50% das espécies de zonas naturais correm risco de extinção

Metade das espécies animais e de plantas de zonas naturais mais importantes do mundo correm risco de extinção. As alterações climáticas estão a modificar o nosso planeta e toda a vida existente nele.



Estamos a perder o equilíbrio do ecossistema

Segundo um estudo divulgado no dia 14, efetuado pelas universidades de East Anglia, no Reino Unido, e James Cook, na Austrália, e também pela organização não governamental internacional World Wide Fund for Nature (WWF), se as emissões de dióxido de carbono continuarem tão altas, plantas e animais fundamentais para alguns ecossistemas terão sido extintos até finais deste século.

Regiões como a Amazónia, o sudoeste da Austrália e África Austral, podem perder cerca de metade das suas espécies de animais e plantas. No estudo foram explorados vários cenários para o futuro, com diferentes variações climáticas. E mesmo que se consiga controlar um pouco mais a subida da temperatura global, pelo menos 25% dessas espécies podem continuar em perigo.

Os investigadores analisaram qual o impacto das alterações climáticas em cerca de 80.000 espécies (animais e plantas) das áreas naturais mais importantes do mundo como a Amazónia ou as ilhas Galápagos.

Medidas tomadas não são suficientes

O aumento previsto das temperaturas médias, de 4,5 graus celsius, bem como a precipitação irregular poderão fazer com que, por exemplo, os elefantes africanos passem a ter menos água do que a que realmente necessitam, ou que áreas de reprodução dos tigres de Sundarbans, na Baía de Bengala, possam ficar submersas.

Como já falamos em artigos anteriores, haverá zonas do planeta que vão sofrer mais que outras com o aquecimento global. Até agora, todos os esforços que têm vindo a ser feitos não são ainda suficientes para travar as consequências ambientais que podem surgir num futuro não muito distante.

A melhor forma de se conseguir proteger espécies importantes e fundamentais para o bom funcionamento de todos os ecossistemas, pois de uma forma ou de outra todos terão consequências negativas, é manter o aumento da temperatura global o mais baixo possível.

Mas essa luta deve e tem de ser de todos nós. A forma de ajudarmos passa pela reciclagem e ter em conta o que consumimos e como consumimos.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×