20 invenções que mudaram o mundo
O planeta tem tatuado em todo o seu redor a mais desafiante das ciências: Tecnologia.
Estamos assim a falar numa ciência cujo objecto é a aplicação do conhecimento técnico e científico para fins industriais e comerciais. A tecnologia é uma componente central da experiência humana.
A humanidade cria e usa ferramentas para domar o mundo físico desde que apareceu o homem e a cada século que passa, mais o planeta sente a evolução da tecnologia.
Deixamos aqui as 20 mais importantes invenções do ser humano (em ordem cronológica) para que chegássemos onde chegamos no século XXI:
20. O fogo
Uma discussão antiga leva a esgrimar argumentos que o fogo foi descoberto, e não criado pelo homem. A obra desta “invenção” foi aprender a controlá-lo e usá-lo quando interessasse ao homem.
O primeiro uso do fogo aconteceu há mais de 2 milhões de anos, enquanto a ferramenta só foi observada de forma geral em distintos grupos há 125 mil anos.
Foi a procura do calor, da protecção e a possibilidade do homem dominar o ferro e cozinhar os alimentos, permitiram que o fogo passasse a ser o elemento que dominou o mundo em determinada época.
A habilidade de cozinhar os alimentos ajudou a humanidade a conseguir mais nutrientes, oferecendo um desenvolvimento maior ao nosso cérebro… vantagem que distanciou o homem de outros primatas.
19. A roda
A roda foi criada pelos homens da mesopotâmia em 3500 a.C., para fazer girar a argila que seria moldada para se tornar em cerâmica. Cerca de 300 anos depois disso, a roda foi utilizada numa carruagem.
As rodas são essenciais para a humanidade, importantes para o transporte, geração de energia, construção, indústria têxtil, entre outras máquinas.
18. Prego
O prego é uma invenção muito simples, mas muito necessária. Os primeiros pregos foram observados no Egito Antigo, em 3400 a.C..
E o parafuso? Bem, se é um adepto do parafuso, saiba que eles chegaram mais tarde, apenas em 2 a.C..
17. Lentes ópticas
Se pensa que apareceram há um ou dois séculos, está enganado. As lentes estão presentes nos óculos, microscópios, telescópios e máquinas fotográficas e as lentes ópticas ampliaram as possibilidades da nossa visão.
Elas foram desenvolvidas pelos egípcios antigos e pelos homens da mesopotâmia, mas as principais teorias sobre a luz foram criadas pelos gregos antigos.
16. Bússola
Este instrumento de navegação ajudou, e muito, na exploração humana. As primeiras bússolas eram feitas de pedra-íman na China, entre 300 e 200 a.C..
15. Papel
Criado em 100 a.C., na China, o papel é indispensável na partilha de ideias e no registo de informação. Com ele, ficou mais fácil armazenar dados e libertar espaço da nossa memória para outras funções.
14. Pólvora
Este explosivo químico também veio da China, desta vez no século IX. Existem dois tipos de pólvora: a negra e a sem fumo.
Actualmente, a pólvora sem fumo é a mais utilizada nas munições. Já a pólvora negra é usada em fogos de artifício.
13. Imprensa
Criada em 1439 pelo alemão Johannes Guternberg, este equipamento criou a base para a era moderna. Ela permite que a tinta seja transferida de uma prensa móvel para uma superfície de impressão, geralmente papel ou tecido.
Ela é normalmente usada para imprimir textos, mas também é usada para imprimir imagens como mapas, diagramas e tabelas.
Assim, o conhecimento pode-se espalhar pelo mundo todo, pelo menos entre as pessoas alfabetizadas.
12. Electricidade
A utilização da electricidade é um processo desenvolvido por muitas mentes brilhantes através dos séculos. Tudo começou no Egipto Antigo e na Grécia Antiga, com Tales de Mileto, filósofo, matemático e engenheiro que conduziu as primeiras pesquisas sobre electricidade.
Já Benjamin Franklin, no século XVIII, também recebeu crédito pelas suas experiências com raios de tempestades, ao demonstrar que eles são um fenómeno de natureza eléctrica. A invenção da lâmpada elétrica foi um divisor de águas no século XIX.
11. Motor a vapor
Inventado entre 1736 e 1775 por James Watt, o motor a vapor estava presente em comboios, navios, fábricas e na Revolução Industrial como um todo.
10. Motor de combustão interna
A invenção do século XIX (criada por Etienne Lenoir em 1859 e melhorada por Nikolaus Otto em 1876), converte a energia química em energia mecânica e permite movimentar carros modernos e aviões, feitos impossíveis com o motor a vapor.
9. Telefone
Alexander Graham Bell foi o primeiro a patentear a invenção do telefone eléctrico em 1876, revolucionando a comunicação interpessoal instantânea.
8. Vacinação
A vacinação já erradicou doenças e estendeu a esperança média de vida dos seres humanos. A primeira vacina, contra a varíola, foi criada por Edward Jenner em 1796.
A vacina de raiva foi criada por Louis Pasteur, em 1885. Se ao ler este nome pensou em leite pasteurizado, pensou corretamente. Ele também criou o processo de pasteurização, que promoveu a segurança alimentar no mundo todo.
7. Carros
Os carros mudaram completamente a nossa forma de transporte, assim como o design das cidades. O que antes era planeado para permitir a movimentação de pedestres e cavalos, hoje é pensado para a circulação de carros, autocarros e camiões, com pouco espaço para as outras formas de transporte.
O carro foi criado na sua forma moderna no final do século XIX por vários inventores, mas o mais famoso entre eles é o alemão Karl Benz, responsável pela criação do que é considerado o primeiro carro motorizado de uso prático, em 1885.
6. Avião
Desde a antiguidade, o homem tem o sonho de voar. Isso foi possível com balões e aeróstatos, mas foi o avião que permitiu um transporte mais rápido e preciso pelos ares. Leonardo da Vinci desenhou um avião no século XV, e, em 1883, John Montgomery fez um voo controlado em uma máquina mais pesada que o ar, um planador.
Os irmãos Wright, Wilbur (Millville, 16 de Abril de 1867; Dayton, 30 de Maio de 1912) e Orville (Dayton, 19 de Agosto de 1871; Dayton, 30 de Janeiro de 1948), foram dois irmãos norte-americanos, inventores e pioneiros da aviação, aos quais foi concedido o crédito pelo desenvolvimento da primeira máquina voadora mais pesada que o ar, que efetuou um voo controlado, a 17 de Dezembro de 1903.
5. Penicilina
A penicilina foi descoberta pelo escocês Alexander Fleming em 1928, e esse remédio foi um divisor de águas na medicina moderna e na expectativa de vida. Aqui começa a era dos antibióticos.
4. Foguetes
Enquanto a invenção dos primeiros foguetes é creditada aos chineses antigos, o foguete moderno foi criado no século XX.
A sua utilização passa quer pelo segmento militar, científico, comunicação e de localização com sistema de GPS.
3. Fissão nuclear
O processo de separar átomos para liberar uma tremenda quantidade de energia levou à criação de reactores nucleares e bombas atómicas.
Vários pesquisadores trabalharam nesse objetivo, mas a descoberta costuma ser creditada aos alemães Otto Hahn e Fritz Strassmann, com colaboração dos austríacos Lise Meitner e Otto Frisch.
2. Semicondutores
Estes dispositivos são a base de todos os aparelhos electrónicos da era digital moderna. Na sua maioria feitos de silício, estes aparelhos semicondutores estão por trás do apelido “Vale do Silício”, lar das maiores empresas de computação do mundo.
O primeiro aparelho electrónico com semicondutores foi apresentado em 1947 por John Bardeen, Walter Brattain e William Shockley.
1. Computador pessoal
Criado na década de 70, o computador pessoal aumentou em muito as habilidades humanas. Enquanto os nossos smartphones actuais são mais poderosos que os primeiros computadores pessoais, um dos primeiros PCs do mundo foi apresentado em 1974 pela Micro Instrumentation and Telemetry Systems (MITS).
Este é, actualmente, o dispositivo que faz rodar o mundo e que se pode encontrar nas vida de todos nós, quer directamente quer indirectamente. O futuro escreve-se… no computador.
Bónus – Internet
A Internet, da forma que a conhecemos hoje, popularizou-se na década de 1990, com a criação da World Wide Web (WWW), por Tim Berners-Lee.
A Internet é o meio de comunicação mais global que alguma vez o homem criou. É responsável por tornar o planeta numa pequena aldeia global. O mundo ficou mais pequeno com a propagação desta rede e nem imaginamos no futuro o que será deste planeta quando todo ele usufruir das capacidades da WWW.
Via: Big Think
Algumas não são invenções mas sim descobertas.
Por exemplo, o fogo e a electricidade não se inventam mas sim descobrem-se.
Bem visto
Muito injusto não citar Santos Dumont como o inventor do primeiro avião.