Cientista criou adesivo que ajuda mulheres em caso de violação | Pplware Kids

Cientista criou adesivo que ajuda mulheres em caso de violação

Uma cientista indiana, encontrou uma forma das mulheres se sentirem mais seguras quando andam na rua sozinhas. Na India, por exemplo, as mulheres são aconselhadas a ficar em casa à noite. Assim, para colmatar a falta de segurança, especialmente no seu país, a cientista decidiu criar uma forma de ajudar as mulheres em caso de violação.



Adesivo que pode evitar violações

De forma discreta e muito fácil de utilizar, trata-se de um adesivo que se coloca na roupa, mais propriamente no soutien. Esse adesivo, caso o soutien seja puxado de forma violenta, emite um sinal de alerta no exato momento em que a vítima está a ser atacada.

Para Manisha, cientista do Massachusetts Institute of Technology, e criadora do adesivo, o ataque sexual é visto como uma doença da nossa sociedade que precisa de cura.

O Intrepid, assim se chama o adesivo, foi criado com o intuito de detetar, comunicar e prevenir os ataques sexuais em tempo real. Para este efeito não foram só pensados aquele tipo de ataques que acontecem na rua, sem que a mulher esteja à espera. O adesivo funciona igualmente numa situação em que a vítima seja drogada e fique sem reação ou um encontro que siga caminhos diferentes para o homem e para a mulher.

Acionado de duas formas diferentes

Assim, o Intrepid pode funcionar de duas formas diferentes. A forma passiva, em que a vítima aperta uma espécie de botão, que contacta com pessoas da sua confiança que a mulher escolheu para esse fim. E a forma ativa que, é acionada quando o agressor tenta tirar a roupa da vítima. O dispositivo faz soar um alarme, envia por geolocalização o local onde a vitima se encontra e faz uma gravação de som para que, se necessário, seja utilizada como prova em tribunal.

O adesivo, de hidrogel, é confortável e de fácil aplicação. Conectado através de Bluetooth, basta fazer o download da aplicação que vem com o Intrepid e inserir o número de cinco pessoas a quem telefonar ou mandar mensagem, em caso de emergência.

Mais uma vez a tecnologia ao serviço e em prole da segurança das pessoas. Através de gestos que se tornaram corriqueiros no nosso dia a dia, como fazer downloads, conseguimos sentir-nos mais seguros e confiantes para, neste caso, circular na rua sem problema.

Fonte movenoticias.com

 

Por Célia Simões para Pplware Kids

Arquivado na categoria: Segurança


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×