O teu computador está lento ao arrancar? | Pplware Kids

O teu computador está lento ao arrancar?

Hoje vamos ver o que se passa com o teu computador. Dei conta que demora muito tempo a “ligar” tal como te queixas aos teus pais. Será por teres muitas coisas instaladas e todas elas estão “penduradas” no arranque do teu computador?

O que te vou ensinar hoje é um passo muito importante, vai ajudar-te para “a vida toda”, enquanto usares Windows. Portanto, fica atento.


Muitas vezes os programas que instalas no teu computador querem arrancar rápido, quando clicas no seu ícone, e então penduram-se no sistema operativo quando ligas o computador, claro que depois vais notar que o teu computador está cada vez mais lento.

Sempre que instalamos programas eles ficam alojados no disco, mas quando os executamos (passam a chamar-se processos), ficam a ocupar memória RAM (cérebro do PC). Quanto mais ocupada estiver a memoria RAM, mais lento fica o processamento do sistema.

Então o que vamos fazer é retirar do arranque todos esses programas, não os vamos apagar e não vais perder nada, apenas vão deixar de arrancar juntamente com o Windows.

Se depois quiseres que algum volte a arrancar como estava, não há problema, voltas lá e ligas de novo. Vamos então ver como se faz? Bora lá!

Primeiro clica no Menu Iniciar

Clica no Menu Iniciar

Onde diz Procurar programas e ficheiros escreve este comando: msconfig tal como podes ver na imagem em baixo.

Escreve na barra de pesquisa msconfig

Com o comando na barra de pesquisa dá um enter no teu teclado. Verás que se abrirá uma janela. Esta janela, Configuração do sistema, tem várias funcionalidades, não percas tempo a mexer, segue apenas o que te vou indicar para já, um dia mais tarde vamos explorar isto melhor.

Na janela Configuração de sistema clica no separador Iniciar

Como podes reparar, nesta janela tens vários separadores, tens o Geral, Arranque (Boot), Serviços, Iniciar (Startup) e Ferramentas. Apenas quero que cliques no separador Iniciar (Startup), Ok?

Verás todos os programas com o “visto”

Este separador está a mostrar-te tudo (ou quase) o que arranca com o teu Windows, em termos de aplicações, e são estes, também, os responsáveis pela lentidão do teu computador ao arrancar.

Vamos fazer o seguinte:

Estás a ver ali aquele botão que diz “Desactivar todos“? Clica lá, força, sem medo!

Retira todos os vistos, podes usar a tecla Desactivar todos

Pronto. A tua lista ficará com um aspecto parecido com este. Sem nada marcado. Não há problema, nada é apagado, apenas o que tens aqui a “carregar” o teu computador no arranque, deixa de estar, mas não desaparece, se precisares, é só vir aqui e voltar a ligar, está tranquilo.

Se conseguires encontrar, mete o pisco só no teu Antivírus

Se souberes qual é o teu antivírus, deixa só esse ligado, com um visto nessa opção, se não souberes não importa, ele voltará a ligar-se sozinho. Depois disso clica no botão Aplicar.

Clica no botão Reiniciar

Feito isto, a janela da Configuração do sistema desaparecerá e a mensagem que vês em cima pergunta-te se queres reiniciar.

Faz isso. Antes podes clicar nessa opção, colocando o visto onde diz “Não voltar a mostrar esta mensagem.”

A tua máquina vai reiniciar e depois diz-me se tens ou não um computador mais rápido.

Nota: Se te faltar alguma barra com aplicações, alguma aplicação que te faça falta, volta ao mesmo local e activa a barra, se não souberes o que é, activa todos e tenta desligar um a um até descobrires, mas tem em atenção que quantos menos “penduras” tiveres no teu arranque, mais rápido o teu computador se liga.

Arquivado na categoria: O meu computador


7 Comentários

  1. Muito obrigada. Afinal resultou. Libertou-me da incompetência dos designados por técnicos informáticos. Fica registado a vossa ajuda.
    c.cordeiro

  2. José Manuel Andrade Silva

    Tenho o windows 10 e nao resultou vou tentar novamente

  3. Boa tarde. Estava mesmo à procura disto. Mas quero fazer uma pergunta: Os ícones dos atalhos no ambiente de trabalho desaparecem? Muito obrigado.

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×