LCD, LED e Plasma – Sabes as diferenças?

Olá amigos! Tudo bem?
Certamente já ouviste falar sobre vários tipos de televisões, nomeadamente: LCD, Plasma e LED. É evidente que, para haverem nomes diferentes, têm que haver diferenças. Agora colocamos várias questões acerca de qual tem a melhor qualidade de imagem, qual delas é a melhor em relação ao custo-benefício, etc. 

ledlcdplasma00


Hoje vamos responder a estas perguntas resumindo informações acerca de cada um destes tipos de ecrã. Começamos pelas LCD.

LCD

ledlcdplasma01

Descrição: As televisões do tipo LCD são compostas por cristais líquidos que transmitem uma imagem translúcida. É esta transmissão que ilumina células que por sua vez são baseadas nas cores RGB (= Red, Green and Blue = vermelho, verde e azul) ou seja, esta funciona como uma luz branca por detrás do ecrã que ilumina as células e tornam a imagem visível.

Indicadas para ambientes claros cuja iluminação é intensa para que não haja reflexo de luz.

Este tipo de televisão tem poucas desvantagens, mas temos a destacar o facto de haver dificuldade na aquisição de modelos superiores a 50 polegadas.

LED

ledlcdplasma02

Descrição: As televisões LED podem ser consideradas LCD apriomorados pois também são formadas por cristal líquido. A diferença existente entre estas duas é que esta tem uma forma de iluminação diferente das LCD.

Este tipo de televisão conta com outras vantagens, dentro delas o baixo consumo de energia comparada às LCD e Plasma (que vamos falar a seguir).

Com vantagens, vêm as desvantagens e a que mais podemos destacar é o alto preço em comparação aos outros dois tipos pois estas são normalmente aquelas mais avançadas e maiores.

Plasma

ledlcdplasma03

Descrição: As televisões de tipo plasma funcionam a partir de uma reação química de um gás nobre que permite a emissão de luz e esta colide com uma camada de fósforo dividida entre as cores RGB dando assim origem à imagem.

Indicadas para locais escuros este tipo de televisão é o mais indicado pois, mesmo tendo um brilho inferior ao das televisões LCD, têm um contraste de cores maior e mais aprimorado.

Como todos os tipos de equipamentos há também desvantagens. Nesta, podemos encontrar duas principais:

  • Emissão de reflexos;
  • Aparecimento de manchas no ecrã decorrentes de imagens estática.

Podemos então concluir que as televisões LED são as melhores atualmente em termos de qualidade, mas o seu preço não ajuda por isso, se precisares de uma TV para um ambiente escuro compra Plasma e se for para um ambiente claro LCD.

  
     Pin It  

Arquivado na categoria: O meu computador