Internet - O que é? | Pplware Kids

Internet – O que é?

Olá amigos! Tudo bem?

A Internet é, para nós, um grande mundo cheio de informação. Diariamente vemos vídeos, lemos notícias, seguimos guias, aprendemos coisas, convivemos com amigos através de redes sociais, dentro de muitas outras coisas.

Esta é uma gigante que milhares de pessoas de todo o mundo utilizam a cada segundo, a cada instante. Está em constante mudança e nem tudo é visível a “olho nu”!

Usamo-la todos os dias, mas sabes o que ela é realmente?

internet

A internet (em português, internet) é, de uma forma muito simples, o maior conjunto de redes existente à escala mundial, ou seja, milhões de dispositivos ligados a “uma rede mundial”.

Esta rede está interligada através de protocolos que permitem a comunicação entre os dispositivos. Este conjunto de protocolos é o TCP/IP. Dentro deste conjunto existem vários protocolos muito conhecidos como HTTP, PHP, FTP, SSH, etc.

A Junho de 2012, a Internet era utilizada por cerca de 2.405.518.376 utilizadores. Muito! Atualmente (novembro de 2013) ainda existem mais utilizadores.

internet (1)

Como podem verificar no gráfico anterior, 44.8% desses utilizadores são asiáticos, 21.5% europeus, 11.4% da América do Norte, 10.4% da América Latina, sendo o resto a África, Oceania e os países de leste.

Internet é escrita como um nome próprio, ou seja, com maiúscula no início: internet Internet.

Complicando um pouco, internet é uma coisa e Internet outra! E agora? Vamos perceber melhor o que significa uma: internet é um conjunto de redes de computadores interligadas enquanto Internet é o nome dado à internet global e pública disponibilizada pelos protocolos de Internet.

internet (2)

Como podemos observar no gráfico anterior, o número de utilizadores desde 1997 até 2007 tem aumentado muito o que é normal visto que, atualmente, quase toda a população tem acesso à Internet.

Mesmo estando no século XXI, muitas pessoas de vários países ainda não compartilham desta fonte de conhecimento como é o caso de países mais pobre, como: Arábia Saudita, Burma, Egito, etc.

Achas que a Internet é uma boa invenção?

Arquivado na categoria: O meu computador


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.