Aprende a encerrar, suspender e hibernar o computador | Pplware Kids

Aprende a encerrar, suspender e hibernar o computador

Sabias que existem 3 formas diferentes de desligares o teu computador?

Neste artigo vais aprender a diferença entre desligar computador, adormecê-lo e hiberná-lo! Todas estas 3 formas têm vantagens e desvantagens, vamos aprender mais sobre elas?

LigarDesligar


Aposto que já deves saber desligar o computador, não é? Pois é, mas hoje vais aprender mais formas especiais de o “desligar” e quais as diferenças!

Lembras-te do menu que desliga o computador? Não importa se tens o Windows XP, Windows 7 ou Windows 8, é sempre a mesma coisa.

desligar_xp

Desligar o computador no Windows XP

desligar_w7

Desligar o computador no Windows 7

LigarDesligar

Desligar o computador no Windows 8

Vamos então aprender todas as formas diferentes de desligar o computador?

encerrar_w8

ENCERRAR

É claro que já deves saber encerrar (ou desligar ou desactivar) teu computador, certo? Provavelmente é o que fazes todos os dias, depois de jogares, navegares na Internet e fazer os TPC, desligas o computador.

Quando encerras computador, todas as janelas abertas são fechadas e os componentes electrónicos são desligados, é por isso que as luzinhas se apagam! Mas sabias que existem outras formas de desligar o computador?

 

 

suspender_w8

SUSPENDER

Se quiseres, podes suspender (ou adormecer) o computador, ele desliga o ecrã e faz menos barulho, gastando menos energia. É como quando fazes uma sesta pequenina!

Se tiveres um portátil, gasta muito menos bateria do que se estiver ligado. Basta tocar no rato ou teclado e ele acorda no mesmo sítio onde estavas quando o adormeceste. Atenção, não convém colocar o portátil na mochila quando suspendes, pois os seus componentes continuam ligados e podem avariar-se com o movimento. Se quiseres levá-lo na mochila é melhor hibernar ou desligar.

hibernar_w8HIBERNAR

Por fim, podes também hibernar o teu computador, isto é, ele faz uma grande sesta! Ao contrário da função anterior, o computador desliga-se mesmo… mas de uma forma muito especial! É que quando o voltas a ligar, tudo o que estavas a fazer, as pastas que tinhas abertas, os sites que estavas a ver, tudo aparece tal qual como estava antes! Não é magia, eu explico. 🙂

O teu computador tem uma memória, ou seja, lembra-se do que está a fazer naquele momento, tal como tu sabes que estás a fazer os trabalhos de casa. Quando ele hiberna, ele guarda essa memória num sítio especial (no disco, para nunca se perder!) e desliga-se. Mas desliga-se mesmo, não faz barulho, não tem luzinhas, nada! Até podes levá-lo na mochila, é como se estivesse desligado.

Agora, decides tirar o computador da mochila e carregas no botão para o ligar. O teu computador vai buscar a memória antiga ao disco e magicamente voltas a ter as mesmas janelas abertas desde a altura em que o tinhas hibernado. Isto é muito útil, não achas?

PS: Se tens o Windows 8 e não tens a opção “hibernar”, pede a um adulto para te ajudar com este artigo.

exercicio

EXERCÍCIO

Experimenta encerrar, suspender e hibernar o computador com janelas abertas e percebe a diferença entre estas 3 formas de o desligares. Vais perceber também que às vezes é mais útil hibernar em vez de encerrar, se quiseres recuperar as janelas que tinhas antes, por exemplo.

Já sabes, qualquer dúvida que tenhas, coloca aqui em baixo um comentário, ou pede a um adulto para o fazer, o Pplware está aqui para te explicar tudo sobre tecnologia!

Arquivado na categoria: O meu computador


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×