Vamos aprender a contar até 10 em binário? | Pplware Kids

Vamos aprender a contar até 10 em binário?

Olá amiguinhos tudo bem com vocês?

O desafio que trazemos para hoje consiste em ensinar-vos a contar, da mesma forma que as máquinas contam. O sistema binário apenas tem dois números, o zero (0) e o um (1) . Este sistema é muito usado pelos computadores e outros dispositivos electrónicos porque é a forma mais simples de representar toda a informação (codificada em zeros e uns).

Vamos então aprender a contar até 10 em binário.

binario2

O sistema binário é o sistema mais utilizado por máquinas, uma vez que os sistemas digitais trabalham internamente com dois estados (ligado/desligado, verdadeiro/falso, aberto/fechado). O sistema binário utiliza os símbolos: 0, 1, sendo cada símbolo designado por bit.

Vamos então aprender como contar até 10! Imaginem  que vocês querem aprender a contar até 10 em decimal. Para isso, usavam os dedos e contavam…0,1,2,3…10.

dedos

No caso dos computadores, como eles usam o sistema binário… só temos 2 dígitos para representar os números. Então a ideia é mesmo essa…usar apenas os números que têm zeros e uns e a partir daqui é uma brincadeira.

Vamos lá então…

Qual o primeiro numero decimal que tem só zeros ou um um?

  • 0

Qual o segundo numero decimal que tem só 0 ou 1?

  • 1

Qual o terceiro numero decimal que tem só 0 ou 1?

  • 10

Qual o quarto número decimal que tem só 0 ou 1?

  • 11

Qual o quinto número decimal que tem só 0 ou 1?

  • 100

….e por aí fora.

Então resumindo, contar até 5 em decimal é…0, 1,2, 3,4 e 5…em binário é 0,1,10,11,100

Queres aceitar o desafio de contar de 5 até 10?  vamos lá, nós estamos aqui para te dar uma ajuda.

Arquivado na categoria: Kids, O meu computador


1 Comentário

  1. Não acho que a explicação tenha sido a melhor.

    5-101
    6-110
    7-111
    8-1000
    9-1001
    10-1010

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.