O computador para trabalhar! #2 - Estruturar e escrever | Pplware Kids

O computador para trabalhar! #2 – Estruturar e escrever

No artigo anterior expliquei-te a forma de selecionar bem a informação necessária para escrever um trabalho para a escola. Agora, que já tens todo o material podes começar a escrever o teu texto.

Há passos que não deves saltar quando fazes um trabalho, já que corres o risco de te andares a preocupar com coisas que te poderão atrasar na data de entrega.

trab_0


Muitas vezes há a tendência para nos começarmos a preocupar com o tipo de letra que vamos escolher, a melhor imagem para a capa, ou o melhor sitio para escreveres o nome…tudo isso são pormenores, e os pormenores são para deixar para o fim.

Por norma, os trabalhos devem respeitar a regra básica da introdução, desenvolvimento e conclusão. Para que ela não seja quebrada, deves estruturar o trabalho, ou seja, fazer uma espécie de esqueleto, onde escreves os títulos que achas que vais usar e alguns tópicos a tratar em cada um.

 

trabalho_1_2

 

Ao escreveres o texto tem em consideração as próximas recomendações.

1. Introdução
Nesse título deves explicar, resumidamente, aquilo que vais tratar no trabalho e a sua estrutura.

2. Desenvolvimento
Enquanto que na fase anterior podes dar o nome de introdução, aqui não é certo escreveres como título “desenvolvimento”. O desenvolvimento será composto por vários títulos sugestivos daquilo que vais tratar.

Quando estás a escrever deves ter cuidado para não repetires as tuas ideias. É melhor levar uma página a menos do que o professor disse, do que levar informação repetida ou sem interesse.

3. Conclusão
É muito importante dar uma conclusão ao trabalho. Nela podes incluir algumas das informações mais importantes do desenvolvimento e ainda a tua opinião pessoal sobre o tema.

 

Resumo:
     • Não percas tempo com os pormenores, isso fica para o fim!
     • Estrutura o trabalho;
     • Escreve uma pequena introdução;
     • Desenvolve bem o tema dando títulos às várias abordagens;
     • Não repitas a informação desnecessariamente;
     • Não te esqueças da conclusão.

 

O trabalho está escrito! Agora é a altura de criar um índice e escrever a bibliografia, mas isso é para a semana!

Arquivado na categoria: Escola, Kids


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.