Mas afinal... o que é a Páscoa? | Pplware Kids

Mas afinal… o que é a Páscoa?

Estamos na época da Páscoa e, nesta altura, é normal comermos chocolates, amêndoas, abusar um bocadinho mais nos doces, e jogar a alguns jogos tradicionais desta altura.

Nesta época os padrinhos dão também o folar, que é uma prenda, aos seus afilhados, e fazem-se alguns rituais e doces caraterísticos.

Mas afinal.. o que é a Páscoa? O que significa e porque surgiu?

Vamos saber!


Amêndoas, ovinhos de chocolate, coelhinho da Páscoa, bolos da Páscoa, prendas dos Padrinhos… hm tudo isto é Páscoa.

Mas… o que significa mesmo a Páscoa?

O que significa Páscoa?

Páscoa vem do hebraico Pessach e significa passagem, sendo um evento religioso que grande parte das igrejas comemora, sendo também a mais importante festa do Cristianismo.

Na Páscoa celebra-se a Ressurreição de Jesus Cristo após ter sido morto por crucificação na Sexta-Feira Santa que, neste ano é já amanhã, dia 18 de Abril. Essa Ressurreição ocorreu entre os anos 30 ou 33 depois de Cristo.

Vários países dão um nome diferente como, por exemplo, na América é Easter, e em cada país existem tradições e costumes diferentes nesta época.

 Tradições da Páscoa

As tradições da Páscoa variam de local para local. Algumas atividades comuns:

  • Pintar ovos da Páscoa de diferentes cores e feitios;
  • Imagens de Coelhinhos da Páscoa que, afinal, é uma lebre;
  • Comer amêndoas de diversos sabores;
  • Receber um presente (folar) dos Padrinhos;
  • Andar à ‘reza’.

Andar à reza é um costume já muito antigo nalgumas zonas do nosso país e consiste no seguinte:

Primeiro, 2 pessoas têm que enganchar os dedos mindinhos e balançá-los enquanto dizem o seguinte:

Enganchar, enganchar para dia de Páscoa dar o folar, de hora em hora, de minuto em minuto e segundo a segundo… REZA

Depois, todos os dias, sempre que se encontrarem, têm que ser o primeiro a dizer REZA e, quem disser mais vezes ou no dia da Páscoa, recebe do outro um pacote de amêndoas.


É ainda tradição, essencialmente nas zonas mais no interior de Portugal, o Padre ir a casa das pessoas no dia de Páscoa, juntamente com mais pessoas (um traz uma cruz, outro uma sineta, outro o saco de dinheiro, outro os panfletos da Páscoa que deixa em casa das pessoas, entre outros) e, assim que as pessoas ouvem a sineta sabem que está chegar o Padre.

Sem título

As pessoas abrem as portas das suas casas e, na mesa têm, normalmente, um crucifixo, duas laranjas, um bolo da Páscoa (um folar que é caraterístico por ter ovos como na imagem acima, ou, como na minha zona, um bolo podre) e também um pratinho com o dinheiro que se quiser oferecer.

E assim fica um pequeno resumo do que é a Páscoa!

Conhecem mais alguma tradição?

Arquivado na categoria: Curiosidades, Kids


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.