Google Earth na Sala de Aula: Conheçam melhor a ilha da Madeira | Pplware Kids

Google Earth na Sala de Aula: Conheçam melhor a ilha da Madeira

Cada vez mais se divulgam projetos portugueses curiosos e bastante úteis. O que trazemos hoje é especialmente interessante e pedagógico.

Designa-se Google Earth na Sala de Aula e trata-se de um mapa constituído por mais de 1.500 topónimos de lugares distribuídos pela Ilha da Madeira.




O Google Earth na Sala de Aula é um projeto português desenvolvido pelo Engenheiro Geógrafo Luís Antunes. Este recurso é composto por mais de 1.500 topónimos de lugares distribuídos pela Ilha da Madeira, especificando e classificando o topónimo por Lugar, Relevo, Litoral, Freguesia, Concelho e Ilha/Ilhéu.

Topónimo é o nome de uma localidade, de um lugar ou de um sítio.

Para consultar o mapa, basta aceder ao seu site – Google Earth na Sala de Aula – ou então aprender como utilizar este mapa no Google Earth.

Vejam o seguinte vídeo para saberem mais sobre o projeto.

Segundo o autor do projeto contou à LUSA, o projeto teve como objetivo a “capacitação da comunidade educativa“.

Segundo Luís Antunes:

O objetivo foi criar um projeto educativo sem fins lucrativos que permitisse a toda a comunidade educativa ter acesso gratuito a recursos cartográficos, de vários temas e conteúdos programáticos, de modo a serem consultados, apresentados e partilhados numa plataforma geográfica gratuita e de fácil manuseamento: o Google Earth.

O Google Earth na Sala de Aula é também uma ferramenta que foi utilizada para salvamentos na enxurrada que afetou a Madeira em 2010. Sobre este feito, Luís Antunes explica que:

Na altura, foram atribuídas coordenadas de GPS a cada toponímia de lugar, o que permitiu a algumas equipas do continente conhecerem os lugares, já que a informação permitia ir aos locais não pelo nome, mas pelas coordenadas.

Por ser mais dinâmico e interativo, Luís Antunes afirma que, na sala de aula, trouxe uma mudança de paradigma, uma vez que, devido à ferramenta disponibilizar vários mapas da região, estes deixavam de ser apresentados em papel, permitindo aos alunos explorá-los de forma mais lúdica.

Para além deste Mapa de topónimos da madeira, o autor tem ainda mapas das levadas da Madeira, das das áreas protegidas, da visita geológica à Madeira, dos recursos hidrográficos e dos limites administrativos. Foi também já lançado um mapa sobre os recursos hídricos e limites administrativos do Brasil.

Mas o projeto não fica por aqui e em mente está o desenvolvimento de mais mapas.

O próximo mapa que vou publicar é sobre os castelos e fortificações militares criadas por portugueses, não só em Portugal, mas pelos países onde os portugueses deixaram a sua marca

O projeto conta ainda com o lançamento de um livro, para melhor consulta dos seus conteúdos.

Caso queiram, também podem participar no projeto geocolaborativo, do mesmo autor, mapeando os parques de merendas da vossa localidade.

 

Google Earth na Sala de Aula

Arquivado na categoria: Curiosidades, Internet, Kids


1 Comentário

  1. Humberto Carneiro

    Trabalho fantástico e muito preciso realizado pelo meu amigo Luís Antunes! Muito útil e de grande valor educativo, já muito usado em sala de aula. Recomendo!

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.