Aprender: para as crianças conhecerem as primeiras palavras | Pplware Kids

Aprender: para as crianças conhecerem as primeiras palavras

Totalmente em português para o iPad!
aprender

Existem muitas aplicações na App Store, mas por vezes, o grande desafio é encontrar aplicações educativas que estejam disponíveis na língua portuguesa, o que as torna mais acessíveis para as nossas crianças. Pois bem, recentemente descobri a aplicação “Aprender“, totalmente em português, para o iPad, que vai ajudar as crianças a conhecer as primeiras palavrinhas.

O Jogo está muito bem desenvolvido, e tem 5 diferentes níveis que vão permitir que a criança desenvolva várias áreas como a linguagem compreensiva, competências cognitivas, motricidade, conhecimento das cores e das formas, entre muitas outras coisas. Conheçam esta app, experimentem com as vossas crianças/alunos, e digam-nos os resultados!


A Aplicação Aprender trata-se de de um jogo totalmente criado para a língua portuguesa, com o objetivo de dar a conhecer à criança as primeiras palavras.

Os responsáveis são uma equipa de especialistas do Centro de Desenvolvimento LogicaMentes da área da psicologia do desenvolvimento, da terapia da fala e do design.

01

Todas as palavras foram cuidadosamente escolhidas de modo a respeitar a ordem de aquisição dos primeiros sons no bebé. Desta forma, uma 1ª fase dedica-se à aquisição dos sons bilabiais, isto é, os primeiros sons a serem adquiridos. Foi ainda respeitada a frequência da palavra na língua portuguesa, assim como a frequência com que ocorrem no dia-a-dia da criança.

O Jogo Aprender permite que a criança desenvolva a linguagem, quer compreensiva, quer expressiva, assim como competências cognitivas, como a perceção visual, a coordenação mão-olho e conceitos relacionados com a cor e com a forma.

 Este jogo está dividido em 5 diferentes níveis, que passamos a explicar:

1º Nível – Vamos conhecer as palavras

Neste nível pretende-se que as crianças tomem contacto com um conjunto de 12 palavras, quer através da audição das palavras que são ditas, quer através da visualização da sua imagem. Estimule a sua criança a repetir a palavras ouvida. Pode ainda pedir para que ela procure a imagem que diz, fazendo passar as páginas do jogo até chegar à imagem pretendida

022

Nível 2 – Junta as imagens iguais

Neste nível pretende-se que a criança junte as imagens que são iguais. Pretende-se aqui introduzir o conceito cognitivo de “igual”, pelo que a criança deverá aprender que duas imagens são iguais entre si pelas suas características que as distinguem das outras.

Nível 3 – Põe a imagem no encaixe no certo

Esse nível tem por objetivo estimular a cognição não verbal da criança. Pretende-se por isso que a criança seja capaz de associar a imagem ao seu encaixe correspondente.

Nível 4 – Associa a imagem à forma

Neste nível pretende-se que a criança consiga associar as imagens às respetivas formas sem ajuda da cor. Pretende-se complexificar o grau de associação, levando a criança ter atenção aos detalhes da forma da imagem de modo a conseguir ter sucesso.
03
Nível 5 – Associa a imagem à cor

Este nível tem por objetivo dar a conhecer as cores à criança. Assim pretende-se que a criança seja capaz de identificar o atributo da cor de cada imagem e associar à cor correspondente. Deve incentivar a criança a nomear as cores que aparecem.

Nota: A aplicação é gratuita de forma limitada, tendo que o utilizador pagar (1,79€) para desbloquear o seu conteúdo ilimitado.


Licença: Grátis para conteúdo limitado

Sistemas Operativos: iOS 6.0 + (iPad)

Download: Aprender

Homepage: LogicaMentes

Arquivado na categoria: Educação, Escola, Jogos, Kids, Pais e Professores


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×