Kodu - Queres aprender a criar jogos? | Pplware Kids

Kodu – Queres aprender a criar jogos?

Programar é usar uma linguagem de computador para construir programas. É esta a ferramenta necessária para criar as aplicações que usas em qualquer computador ou telemóvel.

É uma tarefa que normalmente calha aos adultos e muitos fazem disso o seu trabalho. Mas e os mais pequenos? Claro que também podem, e até de forma mais simples.

O Kodu é uma ferramenta muito simples para criares os teus jogos ao mesmo tempo que aprendes as bases da programação.

kodu_1


Para se criarem programas é necessário recorrer a linguagens de programação complicadas e que levam alguns anos a aprender e a dominar completamente, mas com o Kodu tu podes entrar neste mundo e aprender como tudo isto se passa, sem teres de aprender nada e de forma muito simples.

O Kodu permite que cries os teus jogos e que os partilhes com os teus amigos. Podes ainda jogar os jogos que outros criaram e até ver como foram construídos, podendo tu também alterar o que quiseres.

Para começares a usar o Kodu e criares os teus mundos apenas necessitas de criar um mundo novo. Podes, com o rato, colocar objetos e até alterar a paisagem. Basta que os arrastes arrastares para o sítio onde os queres.

Mas para além disso podes também alterar a paisagem criando montes ou vales, lagos ou oceanos, ou o que tu quiseres. As possibilidades não quase infinitas.

kodu_2

Depois de colocares o terreno a teu gosto é hora de chamares os personagens do teu jogo e os elementos adicionais (casas, árvores, naves ou robots). Tens muitos por onde escolher e podes colocá-los em qualquer lado do teu mundo.

Escolhe os pretendidos, um de cada vez, e arrasta-os para o sítio que queres, dentro do teu mundo.

kodu_3

Cada um desses personagens ou elementos adicionais pode ser programado para realizar um conjunto de funções. É aqui que entra a parte de programação, mas também é simples e rápida.

Basta que definas uma ou mais ações (clicar do rato, carregar uma tecla, chegar a um local, etc) e que depois escolhas a resposta, que também pode ser escolhida de uma lista bem grande.

kodu_4

Podes a qualquer altura testar o mundo que criaste e ver o jogo que tens estado a construir, para que assim possas corrigir o que precisares e melhorá-lo.

Depois de terminares o teu jogo só tens de o gravar e jogar!

Mas como te disse antes o Kodu permite que explores outros jogos criados dentro dele e que assim possas jogar com o que outros fizeram e também aprender como eles criaram os seus jogos.

Navega pelos mundos criados e escolhe o jogo que mais gostares. Podes sempre voltar a trás e escolher outro.

kodu_5

Depois de escolhido um jogo só tens de o explorar e tentar ganhar. Lembra-te que podes sempre ver como está o jogo construído e assim entender como os personagens fazem determinados movimentos ou ações.

kodu_6

Jogar é divertido e simples, tal como o é criar os teus jogos no Kodu! Aprende um pouco como os adultos fazem os programas e como criam aqueles jogos e programas fantásticos.

Nota para os pais: O Kodu é um jogo/programa que permite aos mais novos terem um primeiro contacto com uma linguagem de programação por objetos. Toda a sua interface é orientada para a função arrastar/largar e permite que definam condições/ações com os personagens/elementos.

A interface do Kodu está na sua maioria em Português, mas requer algum apoio por algumas ações estarem em Inglês


Licença: Freeware

Sistemas Operativos: Windows

Download: Kodu [199MB]

Homepage: Kodu

Arquivado na categoria: Jogos, O meu computador


1 Comentário

  1. Muito bom !

    Cumps

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×