Smartphones como uma das causas para a infelicidade dos jovens | Pplware Kids

Smartphones como uma das causas para a infelicidade dos jovens

Os smartphones e as redes sociais estão a ser apontados como uma causa para a escalada da depressão entre os adolescentes.

Houve um aumento significativo de problemas de saúde mental entre 2011 e 2015. As causas ainda eram uma incógnita para a investigadora Jean Twenge, contudo a docente da San Diego State University, tinha a certeza que estas mudanças geracionais tiveram um pico que foi repentino.


Os episódios depressivos entre os adolescentes aumentaram cerca de 50% nos últimos anos.

Twenge percebeu, com a realização de exames, que a ascensão do smartphone entre os adolescentes coincidiu com o aumento dos sentimentos de inutilidade destes e com a queda da sua satisfação e felicidade.

A investigadora explica que a “maior mudança na vida dos adolescentes foi a existência de mais smartphones e o elevado tempo gasto nas redes sociais”. O avanço tecnológico interrompeu a vida dos jovens a ponto de ocupar o tempo que costumavam despender a socializar pessoalmente e a dormir.

Será extremamente surpreendente se a mudança em relação aos adolescentes, que passam a maior parte do seu tempo livre a olhar para um ecrã, não tiver efeitos.

Referiu Twenge, autora de vários livros na área do comportamento humano e relações sociais.

Apesar de tudo, Jean não se mostra totalmente anti-smartphone. A psicóloga aconselha que a solução “não é sobre tirar o telemóvel, porque eles são dispositivos fantásticos.” No entanto, deve ser tido em conta o limite de uso, especialmente quando se trata de adolescentes.

Certifique-se que o telemóvel não se torna um apêndice.

Twenge aconselha ainda de que forma as crianças e adultos podem usar smartphones de maneira mais saudável.

 

Por Ana Sofia Neto para Pplware Kids

Arquivado na categoria: Educação


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×