A controvérsia do novo Plano de Matemática do Secundário | Pplware Kids

A controvérsia do novo Plano de Matemática do Secundário

Nos últimos anos, várias mudanças nos planos programáticos das diversas disciplinas têm vindo a surgir, alterando um pouco a ordem pela qual as matérias são dadas.

No ano passado, o Ministério da Educação apresentou o novo plano de matemática para o Ensino Secundário. Este assunto tem originado muita controvérsia. Mas, porquê?

A controvérsia do novo Plano de Matemática do Secundário

Existem novas metas curriculares para diversas disciplinas do Ensino Secundário porém as de Matemática foram as que mais surpreenderam negativamente. Este plano de matemática está programado para entrar em vigor no próximo ano letivo (2015/2016) . Muito de tem discutido desde então.

Neste plano novas matérias são inseridas. Matérias estas que anteriormente apenas eram leccionadas na universidade em cadeiras específicas. Outro grande problema relacionado com o novo plano de Matemática é a “nova forma” de aprender Matemática.

Novas formas de abordar a Matemática constam neste programa como, por exemplo, o grau de abstração em relação aos diversos exercícios e à própria matéria. A Associação de Professores de Matemática – APM – criou uma petição contra este programa.

Nuno Crato, Ministro da Educação

Nuno Crato, Ministro da Educação

Lurdes Figueiral, presidente da APM, declarou que “É um programa para matemáticos, criado de um ponto de vista do ensino superior e que representa um retrocesso até aos anos 50, a uma abordagem extremamente formalista e teórica, que se distancia da aplicação da Matemática ao dia-a-dia”.

Neste preciso momento já 2 574 pessoas assinaram esta petição que pode ser encontrada neste endereço. Com esta petição, a APM pretende que o novo plano de matemática de secundário, além de ser suspendido, seja reavaliado.

Outro grande problema que se coloca em relação a este novo plano é o facto deste plano ser leccionado a alunos que não acompanham o novo plano de matemática do 3º ciclo. Isto, caso seja implementado no próximo ano letivo.

Atualmente, apenas o 7º e 8º anos é que estão dentro do novo programa de Matemática logo, o novo plano de secundário deveria ser aplicado apenas daqui a dois anos.

O que acha você, tanto como estudante quanto como professor, deste novo plano de matemática?

Arquivado na categoria: Educação


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×