Terapia genética leva células com cancro a cometerem "suicídio" | Pplware Kids

Terapia genética leva células com cancro a cometerem “suicídio”

Segunda a BBC, existe agora uma nova terapia genética que permite modificar células cancerígenas da próstata para que o corpo do paciente as possa atacar e matar.

Quem descobriu esta técnica foram cientistas norte-americanos. A descoberta induz o tumor a se auto-destruir, daí o nome de “terapia do gene suicida”.

pplware_celula_cencerigena00


Pacientes vivem mais

O índice de sobrevivência dos pacientes com cancro da próstata, após 5 anos de tratamento, aumentou 20%, segundo concluiu a pesquisa. Mas estes casos necessitam de mais estudos para comprovar a eficiência deste tratamento, como afirmam os especialistas.

Em Portugal, o cancro da próstata é o tipo de cancro mais frequente no homem (superior ao cancro da pele).

O estudo, conduzido por investigadores do Hospital Metodista de Houston, no Texas, parece mostrar que essa “terapia do gene suicida”, combinada com radioterapia, pode ser um tratamento promissor para o cancro da próstata no futuro.

pplware_cancro_prostata

A técnica envolve a modificação genética de células cancerígenas, que passam a emitir um “sinal” ao sistema imunológico para atacá-las.

Em geral, o corpo não reconhece células cancerígenas como inimigas, porque elas desenvolvem-se a partir de células saudáveis comuns. De forma diferente de uma infecção, que motiva reacção do corpo, o sistema imunológico não reage para matar células com cancro.

Recorrendo a um vírus para transportar a terapia genética até o tumor, o resultado é que as células se auto destroem, alertando o sistema imunológico do paciente para lançar um ataque em massa.

 

Uma geração de novos soldados contra o cancro

A nova geração de terapias virais pode-se replicar selectivamente em células cancerígenas – algo que pode matar o cancro de forma directa – e também ajudar a espalhar o vírus para células cancerígenas vizinhas, contudo, como afirmaram vários especialistas, seria “interessante” testar o tratamento com vírus que se podem reproduzir, para verificar se os resultados podem ser ainda mais efectivos.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×