Sabia que "tecido de Nimes" foi o primeiro nome dado à ganga? | Pplware Kids

Sabia que “tecido de Nimes” foi o primeiro nome dado à ganga?

Conheça esta e outras curiosidades sobre o tecido que acompanha gerações

As calças de ganga ou jeans são conhecidas por todo o mundo. Resistentes, de vários modelos, cores e marcas, são usadas por quase toda a gente. Conheça algumas curiosidades sobre como esta peça de roupa conquistou o mundo.



As calças de ganga nasceram em França e não nos Estados Unidos

As calças de ganga nasceram em Nimes, na França. Este tecido que foi produzido pela primeira vez por volta de 1792, rapidamente se tornou conhecido por “tecido de Nimes”, mas com o tempo, foi abreviada para “Denim”.

Começou por ser uma peça de roupa de trabalho e como não necessitava de grandes cuidados era essencialmente utilizada em roupas de trabalho no campo e pelos italianos que trabalhavam no porto de Génova.

Só mais tarde chegou aos Estados Unidos, onde surgem várias curiosidades interessantes relacionadas com este tecido. Em 1853, aproximadamente na altura da corrida ao ouro na Califórnia, um jovem judeu alemão que se chamava Levi Strauss, vendia lona para as carroças dos mineiros.

Levi Strauss descobriu um tecido resistente para as calças dos mineiros

Ao aperceber-se que as roupas que os mineiros usavam não eram adequadas ao trabalho que tinham, Strauss decidiu fazer-lhes calças do material que vendia para colocar nas carroças.

As calças desde logo se tornaram um sucesso entre os mineiros da Califórnia, mas havia um problema, o tecido escolhido, a lona, era pouco flexível e não facilitava o trabalho.

Levi Strauss resolveu procurar outro tecido, um que fosse resistente, durável, flexível e confortável. Ao procurar esse tecido na Europa, o continente mais desenvolvido na época, encontrou o “tecido de Nimes”.

Foi assim que nasceu o primeiro lote de calças da Levi Strauss, com o código 501. Este acabou por se tornar no modelo mais famoso e clássico da Levi Strauss, que é usado até hoje.

Várias foram as modificações sofridas ao longo dos tempos

Ao longo dos anos os jeans foram sofrendo melhorias. Em 1860 foram acrescentados os botões de metal, em 1886 surgiram as primeiras etiquetas de cabedal. Em 1890 a cor índigo, a cor mais popular nos jeans de hoje, começou a ser utilizada. A cor índigo foi escolhida como forma de tornar as calças mais atrativas, tal como os bolsos traseiros. Esses, só em 1910 apareceram pela primeira vez.

Mas a verdadeira popularidade dos jeans só aconteceu por volta da década de 30, quando apareceram em filmes de sucesso que retratavam famosos cowboys americanos.

A Segunda Guerra Mundial popularizou a imagem de virilidade deste tecido, que conseguiu prevalecer ao longo dos anos, devido a ser utilizado nas fardas do exército americano.

Hoje em dia as calças de ganga são usadas por todos, quer seja no trabalho ou em lazer. Dificilmente encontramos um roupeiro, seja ele de homem ou senhora, que não tenha dentro, pelo menos, um par de calças de ganga.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×