Porque será que “todos” os mapas do mundo estão errados? | Pplware Kids

Porque será que “todos” os mapas do mundo estão errados?

Recentemente temos visto e ouvido algumas “conspirações” sobre a projecção de Mercator. Quer isto dizer, que nos têm dito que os mapas que usamos, aqueles que estudámos e até os que temos no nosso smartphones… estão errados.

Mas então, será que conhecemos mesmo o Planeta Terra ou apenas temos uma vaga ideia?

pplware_mercator_maps


Antes de mais, interessa perceber que a projecção de Mercator é um tipo de projecção cilíndrica do globo terrestre. Nessa projecção, os Meridianos são planificados na forma de linhas rectas paralelas verticais que são horizontalmente equidistantes, ao passo que os paralelos são planificados na forma de linhas rectas paralelas horizontais de modo que a distância vertical entre dois paralelos sucessivos é tão menor quanto mais próximos esses paralelos estiverem da linha do equador.

Neste vídeo é explicada a utilização dos vários métodos existentes, como nasceram, quais as fragilidades e de que forma estaremos nós a ver a Terra.

Afinal, a Terra é esférica ou não?

Bom, para ter uma ideia mais clara das formas, do tamanho de cada país e ainda assim retirar algum conhecimento que desconhece, vá a este site: http://thetruesize.com/.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.