Por favor, um galão e um pão de farinha de grilo! | Pplware Kids

Por favor, um galão e um pão de farinha de grilo!

Um importante grupo de padarias na Finlândia está a colocar à venda um novo tipo de pão, feito com farinha de grilo. Pode parecer estranho, mas a ideia não é pioneira e está a ganhar adeptos.



São imensas as suas variedades

Pão, esse alimento do qual toda a gente gosta, normalmente feito com farinha de trigo ou outro cereal, água e sal.

Existem vários tipos de pão dependente da região, pão alentejano, pão de centeio, pão de milho ou broa de milho, papo-seco ou carcaça, pão-com-chouriço, são alguns dos mais conhecidos e consumidos.

Os finlandeses são conhecidos pelo seu interesse por experimentar sabores novos. Isso despertou a atenção a uma das empresas de produtos alimentares da Finlândia e surgiu a ideia de começarem a vender pão de insetos.

Mas a ideia não é pioneira, na Suíça, já é possível desde setembro, através da cadeia de supermercados Coop, comer almôndegas e hambúrgueres confecionados com insetos.

Noutros países como Bélgica, Dinamarca, Holanda e Reino Unido, é também possível encontrar alimentos confecionados com insetos, nas prateleiras de supermercado, ao lado de outros produtos.

Os insetos são fontes de proteínas e minerais

Os insetos são uma boa fonte de proteínas e minerais. Têm ácidos gordos, cálcio, ferro e vitamina B12. O que faz deles um bom elemento para a confeção do pão, e importante para a nossa alimentação.

Nas padarias do grupo, Fazer (nome do grupo), o pão de insetos é preparado de forma a que a massa fique estaladiça de maneira a intensificar o sabor. Adicionados à farinha normal, os grilos, já moídos, representam cerca de 3% do peso de cada pão.

Os finlandeses são conhecidos pela sua disposição para experimentarem coisas novas, disse o responsável da Fazer.

Boa aceitação por parte dos consumidores

Segundo uma sondagem feita pela empresa em questão, a recetividade dos consumidores foi positiva. Bom gosto e frescura foram adjetivos apontados por quem provou o pão, como forma de o descrever.

Para além de serem abertos a novas experiências, Juhani Sibakov, chefe da Divisão de Inovação da Finlândia da Fazer Bakery acrescenta ainda que os finlandeses têm uma atitude muito positiva em relação aos insetos.

Apesar da boa recetividade, a legislação para permitir a comercialização de alimentos em que os insetos entrem na sua composição só surgiu a 1 de novembro.

Portugal é um país rico em gastronomia com variadíssimos pratos característicos das suas várias regiões. Será que vamos aderir aos alimentos confecionados com insetos?

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×