Piñatex – um couro vegetal feito de fibra de abacaxi | Pplware Kids

Piñatex – um couro vegetal feito de fibra de abacaxi

O universo está em constante evolução, e nós, incluídos nele, também estamos. Todos os dias aparecem coisas novas, o Homem está a traçar o seu caminho na história e a criar cada vez mais utilidades.

É o caso de mais uma invenção que apareceu, Piñatex, um couro vegetal produzido através de resíduos provenientes das folhas de fibras de ananás durante o processo da sua colheita.

Piñatex


O berço do Piñatex foi no Royal College of Art, em Londres e consiste numa alternativa ambientalista amigável, sustentável e fiel ao couro dos animais.

O produto foi criado por alguém que já trabalhou como consultora na indústria de couro nas Filipinas: Carmen Hijosa. Durante a sua estadia no país, ela percebeu que, além do couro estar a escassear, que a sua produção resultou em grande poluição no país.

Depois de chegar a essas conclusões, Hijosa acabou por procurar uma melhor solução. Foi aí que se lembrou de como o vestuário tradicional Filipino é feito com fibras de folhas de abacaxi. Fibras tais que podem ser utilizadas para fazer um material de malha semelhante ao usado para a criação do Piñatex.

O tecido pode ser criado com diferentes espessuras e até de diversas maneiras. São necessários cerca de 16 abacaxis para produzir um metro quadrado de tecido.

Além da produção de Piñatex ser mais barata que o couro tradicional, é ainda mais sustentável e amigo do ambiente. Já foram feitos sapatos, chapéus, sofás, entre algumas outras coisas.

O desenvolvimento deste produto continuará na Espanha e no Reino Unido, estando uma investigação a decorrer para encontrar todas as aplicações possíveis.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×