Partículas de pó enfraquecem painéis de energia solar | Pplware Kids

Partículas de pó enfraquecem painéis de energia solar

Energia solar, a energia que, tal como o nome indica, aproveita a luz solar para produzir energia. Muito rentável em países que têm muitas horas de sol. Aparentemente existe um grande “se não” que está a afetar este tipo de energia cada vez mais procurado, a poluição atmosférica.



A nuvem que tapa o sol

Há já muito que se fala em energia solar e nas suas vantagens. Com toda a evolução tecnológica e com tudo o que dela vem. Esta fonte renovável tem vindo a ganhar terreno principalmente em países em que o sol é uma constante. Era só vantagens, até ter sido descoberta uma “nuvem” que não deixa passar o sol.

A poluição atmosférica, partículas arrastadas pelos ventos acumulam-se nos painéis solares e dificultam a produção de energia. Segundo pesquisadores da Duke University essas partículas afetam a produção de energia em mais de 25% e trazem prejuízo em algumas zonas do mundo.

Países mais afetados

Arábia, China e Índia são as zonas mais afetadas e igualmente onde há mais investimento neste tipo de energia. Esta descoberta foi feita por acaso quando, Michael Bergin, um professor de engenharia civil e ambiental da Duke University, ao verificar os painéis fotovoltaicos de casa de uns amigos na Índia.

Bergin ficou admirado com a poeira encontrada nos painéis. Logo calculou que toda essa sujidade reduzisse a eficiência da energia e decidiu fazer uma pesquisa, pois até então não havia nenhum estudo sobre o assunto. Juntou alguns colegas do Indian Institute of Technology-Gandhinagar e da Universidade de Wisconsin em Madison e mediram a quantidade de energia que não era captada consoante a quantidade de sujidade existente no painel.

Constataram que nas regiões mais áridas como a Arábia, algumas partes da China e o norte da Índia, as perdas eram significativas, sendo de 17 a 25%, tendo em conta que a limpeza dos painéis seria feita mensalmente. Caso a limpeza não fosse feita com tanta frequência, as perdas poderiam chegar aos 35%.

E porque não são feitas as limpezas com frequência?

A limpeza dos painéis solares é dispendiosa e difícil de se fazer mas, para além disso, quanto mais limpeza houver maior é o risco de danifica-los. Para piorar a situação existem diferentes tipos de partículas e algumas danificam mais que outras. Há muitas poeiras e partículas no ar mas, quanto mais pequenas forem as partículas mais entranhadas ficam e mais prejudicam, como é o caso das partículas libertadas pela queima de combustíveis fosseis (carvão e petróleo).

 

Por Célia Simões para Pplware Kids

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×