Os primeiros instrumentos de medida [Parte I] | Pplware Kids

Os primeiros instrumentos de medida [Parte I]

Olá a todos! Tudo bem?

A evolução é algo contínuo e que nunca pára. Ao longo dos anos, têm-se verificado evoluções em todas as áreas: desde a mais simples célula ao Universo excepcional que temos ao nosso redor. Desde os primórdios da humanidade que nós, humanos, temos feito muitas descobertas e invenções.

Uma das áreas que se destacou na evolução, foi a dos instrumentos de medida. A sua evolução começou há muitos anos e hoje, vamos falar-te dos primeiros instrumentos de medida inventados.

instru

Os instrumentos de que te vou falar são o Relógio de Sol, Balestilha e Astrolábio. Todos estes têm muitos anos, alguns mais de de 500!

1. Relógio de Sol

Vamos começar pelo Relógio de Sol cuja primeira aparição se deu a 3500 a.C. (antes de Cristo). Estes eram utilizados pelos astrónomos egípcios. Também foram encontrados vestígios de Relógios de Sol construídos em 1500 a.C. pelos Babilónios.

relogsol

O Relógio de Sol tem vários nomes, mas é comummente conhecido por gnomon (nome da parte que possibilita a projeção da sombra)

Este objeto permitia ver as horas através da posição do sol. Quando este estava em posição, criaria uma sombra através do gnomon que incidiria sobre algum número. Atualmente este objeto está obsoleto.

2. Balestilha

Depois do Relógio de Sol, vamos falar da Balestilha. Esta é um objeto que permitia aos navegadores medir a latitude, à noite, através das estrelas. Pensa-se que este objeto teve origem no Báculo de Jacob.

Balestilha

É composto por duas réguas de madeira, sendo que a maior é a que está na horizontal e a mais pequena está na vertical. São comummente denominadas por virote e soalha, respetivamente.

Para medir a posição em relação a uma estrela (excepto o Sol), coloca-se o olho na ponta do virote e de seguida desloca-se a soalha de forma a que a aresta superior coincida com a estrela e a inferior com o horizonte. Depois, para ver a altura, vemos qual é o número que se encontra inscrito no ponto do virote onde fica a soalha.

A medição da altura do Sol não era efetuada da mesma forma pois não se podia olhar diretamente para o sol. Usava-se assim o instrumento virado de costas para o Sol. Este facto limitava o uso do mesmo em Terra ou quando o Sol estivesse na linha do horizonte.

3. Astrolábio

astrolabio

Por fim, mas não menos importante, vamos falar do astrolábio, um instrumento cujo objetivo era parecido ao da balestilha, mas este foi inventado mais cedo.

Este instrumento permitia medir a altura dos astros acima do horizonte. Considera-se o seu inventor, Hiparco, pai da astronomia.


Estes foram três das mais marcantes invenções na área das medições (e também os primeiros). Estes foram também muito utilizados pelos portugueses durante a Era dos Descobrimentos.

Na próxima parte, iremos abordar outros três instrumentos.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.