Nova descoberta na Austrália reescreve história humana | Pplware Kids

Nova descoberta na Austrália reescreve história humana

Arqueólogos encontraram, no norte da Austrália, artefactos sofisticados que provam existência aborígene, há pelo menos 65 mil anos. Ou seja, 18 mil anos antes do que se conhecia.



Lápis de cera, um dos objetos encontrados

No Parque Nacional de Kakadu, mais propriamente no abrigo Madjedbebe foram encontrados cerca de 11 mil artefactos. Alguns dos objetos que chamaram mais a atenção foram machados de pedra e lápis de cera. Estes últimos possivelmente eram utilizados para fins artísticos.

Estas descobertas mostraram que eram um povo já com alguma dinâmica e inovação. Os objetos encontrados tornam-se os mais antigos do mundo.
Devido a esta descoberta, a história da chegada dos indígenas australianos, que é considerada a civilização “contínua” mais antiga do mundo, tem de ser reescrita. No mundo científico existem algumas divergências quanto à chegada deste povo. Sendo que as teorias são entre 47 mil a 60 mil anos atrás.

Chegada de humanos antes da megafauna da Austrália

Outra questão é a chegada dos humanos antes da extinção da megafauna australiana. A atual pesquisa confirma a chegada dos humanos antes da extinção da megafauna australiana. Existe a teoria que, com a chegada dos humanos começou a haver caça, e devido às alterações do ambiente causaram a extinção da megafauna.

Para esta investigação foram usadas técnicas especificas, a datação por radiocarbono para amostras de carvão mas, como esta técnica tem um limite de aproximadamente 50 mil anos de alcance, foi ainda necessário a utilização do método de luminescência ótica estimulada. Uma nova técnica que tem como função medir o tempo que passou desde que a peça foi exposta pela última vez à luz solar.

Técnicas e materiais específicos para que se possa ter mais conhecimento sobre os nossos antepassados. Por onde andámos, como evoluímos, por onde passámos. Certamente há ainda muito por descobrir neste campo, uma vez que ainda há teorias um pouco contraditórias.


O berço da humanidade afinal é na Europa


 

Por Célia Simões para Pplware Kids

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×