Michelin: pneus impressos em 3D e de material biodegradável | Pplware Kids

Michelin: pneus impressos em 3D e de material biodegradável

No ano de 2017 surgiram grandes novidades no ramo da tecnologia. Uma das que pode marcar de forma positiva o nosso futuro é a nova criação da Michelin, pneus sem ar, impressos em 3D, e feitos com material reciclado.



Inovação na elaboração de pneus

Em 2017, a conhecida marca de pneus Michelin, lançou um novo tipo de pneu muito diferente dos habituais, o pneu Vision. Um pneu biodegradável, sem ar e impresso em 3D.

Possivelmente está a perguntar-se como é que um pneu sem ar pode ser útil para um carro, uma vez que os pneus são uma parte muito importante de um carro. Com funções como amortecer as irregularidades do solo, ter força de tração, e manter e permitir a mudança de direção.

O pneu Vision possui vários sensores que transmitem informações relevantes sobre as condições da estrada e o seu próprio estado. Assim, é mais fácil para o condutor saber quando deve trocar os pneus do seu carro.

Componentes biodegradáveis são matéria-prima

Devido aos atuais pneus serem feitos de componentes bastante poluentes para o meio ambiente, libertarem pequenas partículas que têm altos níveis de toxicidade que contaminam a atmosfera, e ainda serem de difícil degradação, esta é uma invenção importante para o futuro.

De forma a conseguir pneus mais amigos do ambiente, a Michelin criou este novo conceito, impresso em 3D a partir de material biodegradável constituído por borracha natural, bambu, papel, madeira, latas, resíduos eletrónicos, aparas de pneus, e até cascas de laranja e roupas.

No seu interior o conceito é similar ao encontrado nos corais, onde a crosta é constituída de forma a proteger e resistir à pressão que lhes é feita, por exemplo, pelas ondas do mar. O pneu começa por ser complexo no centro e vai ficando gradualmente mais suave no exterior. Desta forma o pneu nunca pode explodir ou entortar.

Para além da sua forma inovadora de fabrico, estes pneus podem ainda adaptar-se aos vários tipos de estrada, seja ela autoestrada em bom estado, montanhas, com neve, sem que seja necessário colocar correntes ou trocar de pneus.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×