Lagartos poderão ser os mais afectados pelo aquecimento global | Pplware Kids

Lagartos poderão ser os mais afectados pelo aquecimento global

O problema do aquecimento global é uma ameaça efectiva na para o mundo. Qualquer espécie está a ser afectada de alguma forma, mas existem algumas que poderão ser mais afectadas de uma forma mais rápida e profunda que outras.

É o caso dos lagartos, estes répteis poderão ser os que mais vão sofrer com o aquecimento global.

lagarto


A conclusão é dada por uma equipa de biólogos da Universidade de Clemson, nos Estados Unidos, muito por culpa do seu sangue frio.

É graças a esta condição, que os lagartos são capazes de se adaptar aos diferentes climas, mas com o aquecimento global, eles poderão perder esta capacidade de adaptação, podendo mesmo extinguir-se por completo.

lagarto_1

Através de um modelo computacional, os investigadores foram capazes de perceber como o tipo de sombra disponível poderá afectar a capacidade de um lagarto em manter uma temperatura corporal adequada.

Neste estudo, foram ainda implantados pequenos sensores de temperatura em vários lagartos no deserto do Novo México, onde foram feitos vários ensaios.

A capacidade de adaptação da temperatura corporal dos lagartos verificou-se mais eficaz quando os animais tinham ao seu dispor muitas pequenas sombras, ao invés de grandes, mas poucas.

É como se uma pessoa estivesse a fazer desporto num dia de muito calor e só tivesse grandes árvores à sua disposição separadas por uma grande distância… Mas se existisse uma grande quantidade de árvores pelo caminho, possivelmente, essa pessoa iria sentir-se melhor.

Explicou um dos investigadores.

Já em 2010, uma outra investigação apontava uma previsão de morte de 40% dos lagartos de todo o mundo, por conta do aquecimento global.

Fonte: NPR

Arquivado na categoria: Curiosidades


2 Comentários

  1. É melhor avisarem já o Jorge Jesus!

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×