KFC permite que pague com um sorriso | Pplware Kids

KFC permite que pague com um sorriso

Fazer pagamentos com cartões, usar códigos no multibanco, fazer a validação usando o dedo no telemóvel, validação com a leitura do seu rosto e até com a leitura da íris dos seus olhos, são métodos que já se usam no dia-a-dia.

Agora e se lhe disser que a gigante do frango frito, KFC, implementou um sistema que permite efetuar pagamentos ao sorrir para uma câmara?


Bom, esta é ainda uma experiência que as cadeias de fast-food estão a colocar ao serviço do cliente, onde o foco é integrar tecnologias digitais para melhorar a conveniência do serviço e recolher dados relevantes sobre quem consome os seus produtos.

A China está à frente quando se trata de pagamentos digitais. O último salto é a tecnologia de reconhecimento facial que permite que um cliente pague literalmente quando sorri. Atrás da tecnologia está a Ant Financial, uma subsidiária da gigante Alibaba, que lançou o serviço “sorriso para pagar” em Hangzhou, a localização da sede global da empresa, onde está a ser testado com o KFC.

Como pode ser visto no vídeo acima, o processo de pagamento não exige um smartphone, assumindo que o cliente já se inscreveu na aplicação Alipay e ativou o reconhecimento facial. Uma câmara 3D localizada no ponto de venda varre o rosto do cliente para verificar a sua identidade, enquanto há uma opção de verificação de número de telefone para segurança adicional.

A empresa primeiro mostrou a tecnologia de reconhecimento facial na IFA na Alemanha há dois anos, quando o presidente Jack Ma mostrou algumas capacidades básicas, incluindo a opção de fazer uma selfie para pagar. As opções avançaram um pouco desde então. Sob o capô, a empresa Alibaba usa uma tecnologia que se chama Face++ da startup chinesa Megvii, que arrecadou mais de 150 milhões de dólares de investidores, onde se inclui a Foxconn.

Além desta tecnologia “patrocinada” pela Alibaba, a cadeia de fast-food tem vindo a implementar também a tecnologia de reconhecimento facial da Baidu, a apelidada “Google” chinesa, para fazer recomendações de refeições aos clientes, com base em fatores como a idade, género e estado de espírito.

É fácil ver como o ‘smile to pay’ se encaixa numa inovadora e cativante estratégia para levar ao consumidor novas formas de pagamento que possam ser, simultaneamente, divertidas, seguras e práticas. Isto tem também servido para aumentar a popularidade da tecnologia Alipay.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×