Imagens de um elefante a 'fumar' | Pplware Kids

Imagens de um elefante a ‘fumar’ estão a intrigar cientistas

A Internet tem tanto de bom como de mau. Parece estranho mas realmente é um meio de comunicação que transforma o banal em especial. Tanto é que o vídeo de um elefante “a fumar” tornou-se viral ao ponto de intrigar e prender a atenção de cientistas.

Espera lá, mas os elefantes já fumam?


A história começa com um vídeo de um elefante que expelia fumo pela sua enorme boca numa floresta da Índia. Comportamento que…. surpreendeu especialistas em vida selvagem.

A cena foi filmada em abril de 2016 por Vinay Kumar, cientista da organização do meio ambiente Wildlife Conservation Society (WCS), da Índia, durante uma viagem de trabalho à floresta de Nagarhole, no Estado de Karnataka.

Segundo as suas palavras à BBC, estas imagens não foram divulgadas antes porque não tinha percebido à altura a sua importância.

 

Mas porque estará a fumar este elefante?

Os cientistas dizem que ainda não está claro o motivo do comportamento; o animal parece colher cinzas com a sua tromba e levá-las à boca, para depois expeli-las com fumo.

Esta é a primeira vídeo-documentação conhecida de um elefante selvagem que exibe tal comportamento e isso tem intrigado os cientistas e especialistas.

Referiu um comunicado da Wildlife Conservation Society.

 

A ingerir carvão

Kumar disse que ele e a sua equipa estavam de visita à floresta no início da manhã para monitorizar armadilhas fotográficas montadas para captar imagens de tigres quando avistou o elefante fêmea a apenas 50 metros de distância e começou a filmá-la.

A fêmea “parece ingerir o carvão” deixado por um fogo controlado no chão e “assopra as cinzas”, segundo o comunicado.

O que vimos naquele dia quase pareceu como se o elefante estivesse a fumar – ela desenhava um baú cheio de cinzas perto da sua boca e soprava uma nuvem de fumo.

Referiu Kumar.

O biólogo especialista em elefantes Varun R. Goswami, que examinou o vídeo, acredita que “muito provavelmente o elefante estava a tentar ingerir o carvão de madeira, já que ela parecia estar a apanhar algo do chão da floresta queimada, expelindo com a tromba as cinzas que vinham junto e consumindo o resto”.

O carvão vegetal tem propriedades absorventes de toxinas bem conhecidas e, embora possa não ter alto valor nutricional, os animais silvestres podem ser atraídos por esse valor medicinal. O carvão vegetal também pode servir como um laxante, duplicando assim a sua utilidade para os animais que o consomem após incêndios florestais, tempestades de raios ou queimadas controladas.

Estas poderão ser as explicações, até porque o animal, certamente, não terá apanhado (maus) vícios da sociedade humana.

Via

 

Por Ana Sofia Neto para Pplware Kids

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×