Está a “nascer” um Iceberg maior do que embateu no Titanic | Pplware Kids

Está a “nascer” um Iceberg maior do que embateu no Titanic

Iceberg gigante formado da plataforma de gelo Larsen C. está prestes a desprender-se. Esta fenda, já com 180 quilómetros de comprimento está a assustar a classe científica, uma vez que faltam apenas 10 quilómetros para que o gigante iceberg se solte.



Imagens de satélite mostram grande extensão de gelo a separar-se

As últimas imagens conseguidas mostram uma bifurcação cada vez maior. Desde fevereiro que o comprimento da fenda não aumentava, mas dados recolhidos pelos cientistas do Projeto Midas das universidades de Swansea e de Aberystwyth, no Reino Unido e do Instituto de Pesquisa Antártico Britânico constataram que esta fenda vai aumentar formando assim um Iceberg que poderá chegar a ser 300 vezes maior do que afundou o conhecido Titanic. As imagens, recolhidas por satélite, mostram uma enorme extensão a soltar-se.

Fenómeno Geológico

Aparentemente trata-se de um fenómeno geológico, que acontece devido aos movimentos internos da Terra, a queda de blocos de gelo é frequente, embora não deste tamanho. A Larsen C pode seguir os passos do que aconteceu a Larsen A em 1995 e a Larsen B, que se desintegrou em 2002 quando houve uma rutura semelhante que aconteceu também devido a uma fenda. Apesar de tudo, o aquecimento global tem certamente a sua quota parte de culpa.

Comunidade cientifica em alerta

A instabilidade deste enorme bloco de gelo é também agravada pelos ventos quentes que se fazem sentir na Península. A região tem sofrido subidas de temperatura de 0.5 graus celsius por década. Quando este iceberg se separar vai interferir na paisagem da Antártida influenciando até a vida animal lá existente. E, como é evidente, o nível médio da água do mar vai aumentar, trazendo consequências.

 

Por Célia Simões para Pplware Kids

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×