Cassini faz descoberta fascinante sobre Saturno e os seus Anéis | Pplware Kids

Cassini faz descoberta fascinante sobre Saturno e os seus Anéis

Pela primeira vez foram capturados os sons dos anéis de Saturno, ou melhor dizendo o silencio inesperado entre os anéis e Saturno.

Esta secção do espaço nunca tinha sido desbravada nem sido ouvida, e a NASA finalmente conseguiu “ouvi-la”. A sonda Cassini enviou à Terra alguns sons que gravou enquanto atravessava os anéis de Saturno.



Como seria de se esperar, enquanto a nave Cassini passava pelos anéis foram detetadas pelos instrumentos de rádio e ondas de plasma (RPWS) centenas de partículas. Mas, o que a NASA não estava à espera era que tudo ficasse demasiado silencioso à passagem de Cassini entre os anéis e o seu planeta.

Earl Maize, do laboratório de propulsão a jato da NASA em Pasadena, na Califórnia comentou o seguinte sobre este assunto:

A região entre os anéis e Saturno é um grande vazio, aparentemente. A sonda Cassini vai continuar na sua rota, enquanto os cientistas tentam descobrir porque é que o nível de poeira é mais baixo que o esperado

A agência espacial acrescentou ainda que “Os RPWS detetaram centenas de partículas do anel por segundo quando atravessou o plano do anel logo ao lado dos
anéis principais de Saturno, mas detetou apenas alguns barulhos no dia 26 de abril. A equipa do RPWS esperava ouvir muito mais barulho ao atravessar o plano do anel para dentro do espaço entre o planeta e anéis”.

Para o cientista William Kurth foi um pouco desorientador pois este não esperava ouvir o que ouviu: “Eu ouvi os dados do primeiro mergulho várias vezes e posso contar nos dedos das mãos o número de impactos de partículas”.

A partir daqui a sonda Cassini ainda tem vários mergulhos agendados, vamos ver o que conseguirá captar mais e acrescentar ao que foi revelado recentemente.

O último mergulho da Cassini será em setembro e depois da sua função concluída irá dissipar-se na atmosfera de Saturno.

Por Célia Simões para Pplware Kids.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.