As luzes LED "inteligentes" podem andar a espiar-nos | Pplware Kids

As luzes LED “inteligentes” podem andar a espiar-nos

As lâmpadas LED de última geração, que estão a substituir os modelos antigos, em várias cidades americanas podem estar a ter consequências menos simpáticas.



Lâmpadas LED para nos facilitar a vida

As luzes de rua existem para nos ajudar na nossa vida noturna, de forma a facilitá-la. Um local com luz torna-se um local mais seguro, em que temos mais confiança para andar, onde não sentirmos que estamos a ser observados, ou pelo menos assim deveria ser.

As lâmpadas LED (light Emitting Diode ou Diodo Emissor de Luz) proporcionam até 80% de economia de energia em comparação com as lâmpadas tradicionais. Estas têm uma vida útil bastante mais longa, e por isso têm vindo a substituir as tradicionais.

Devido à sua moderna tecnologia proporcionam um desempenho de iluminação excelente e confiável, o que levou muitas cidades a escolhe-las para iluminar as suas ruas.

A questão é que, esta nova geração de luzes de rua acabou por criar consequências menos simpáticas pois gerou um aumento de vigilância. À medida que iluminam as ruas, estas lâmpadas podem estar a ajudar a que seja “seguido” por dispositivos como câmaras ou microfones.

Estamos a ser observados sem saber

Baltimore, San Diego, Kansas City, são exemplos de cidades que utilizam este tipo de lâmpadas, e apesar de não serem projetadas para servir como vigilância, a forma como estão posicionadas acabam por facilitar a instalação de câmaras, microfones e outros dispositivos.

As câmaras de vigilância não são uma novidade para nós. Todos sabemos que há certos sítios como lojas e espaços públicos fechados que têm câmaras de vigilância. Contudo, nesses locais sabemos que elas existem e onde estão.

Apesar de haver zonas que necessitem desse tipo de segurança, como áreas onde a taxa de criminalidade é maior, estas medidas são vistas como invasão de privacidade, como se vivêssemos num “Big Brother”, mas nas ruas.

Eu acho que, em vez de chamá-las de lâmpadas inteligentes em cidades inteligentes, eu chamaria de lâmpadas de vigilância em cidades de vigilância.

Declarou Chad Marlow, do conselho de advocacia e política da ACLU (União Americana pelas Liberdades Civis).

Será que a existência das lâmpadas LED veio para nos facilitar a vida ou para nos vigiar? Há que tentar manter a nossa privacidade, pois, ela é exposta das mais variadas formas mesmo sem que saibamos disso.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×