Árvore da morte, a árvore mais perigosa de todo o mundo | Pplware Kids

Árvore da morte, a árvore mais perigosa de todo o mundo

Uma árvore, que faz parte do livro dos Recordes do Guinness, é conhecida por “árvore da morte”. Esta árvore cresce nas regiões costeiras da Flórida, Colômbia e em várias ilhas do Mar do Caribe, e é extremamente perigosa.



Uma árvore muito perigosa mas atraente

A “Árvore da Morte”, também conhecida por “Camomila da Morte” é uma árvore que pode atingir até 20 metros de altura, mas devido aos solos arenosos onde se encontra, na maior parte das vezes fica rasteira o que a torna muito perigosa devido a ser facilmente alcançada.

O seu tronco e ramos são cobertos por uma crosta que contém um tipo de seiva que pode provocar queimaduras e até cegueira. As suas folhas são de um verde brilhante, tem umas flores esverdeadas e uns frutos semelhantes ao formato de uma maçã reineta, até a cor é semelhante.

Mas o melhor mesmo, se for de férias para algum dos locais acima descritos e encontrar uma árvore destas, é afastar-se dela. Tudo o que faz parte desta árvore é prejudicial à saúde dos seres humanos.

Inflamação da pele, erupções cutâneas, queimaduras e até bolhas são algumas das consequências que esta árvore pode causar, e só por tocar nela. A sua seiva contém uma substância nociva perigosa, de nome forbol, que causa essas reações.

Que outro nome poderia ter a uma árvore que provoca estas reações?

Abrigar-se debaixo dela, mesmo sem lhe tocar, para se proteger das chuvas tropicais das regiões também não é boa ideia, só por isso as erupções cutâneas surgem. Para além disso, o seu fumo da sua madeira queimada pode causar problemas respiratórios e nos piores dos casos, cegueira temporária.

Mas o problema maior é o seu fruto. O apelativo fruto desta árvore, semelhante à maçã reineta, começa por causar vómitos e diarreia de forma tal que leva a uma forma severa de desidratação, tornando-se na maioria dos casos mortal.

Por muito tempo, os nativos usavam a seiva da árvore da morte para cobrir as suas flechas para caçar. Nos dias de hoje é uma árvore em vias de extinção, pois devido ao seu perigo para os seres humanos, grande parte destas árvores foram cortadas.

Apesar de em pouca quantidade este tipo de árvore ainda existe, e caso viaje para algum dos locais onde ela existe, o melhor mesmo é manter-se afastado de forma a não descobrir da pior forma se ela é venenosa ou não.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×