VPN – Sabes o que é?
Olá amigos! Como estão?
Todos nós devemos estar ligados a uma rede de comunicações, a Internet neste caso. Existem vários tipos de redes e protocolos, dentro delas, as VPN. As VPN (Virtual Private Network) são Redes Privadas Virtuais.
Hoje vou-vos explicar, de forma fácil, o que são as VPNs e a sua utilidade. Vão perceber que é mais simples do que inicialmente pensavam, sobre este tema e mais comum do que julgam.
Uma Rede Privada Virtual é, como o nome indica, uma rede encriptada e são muito utilizadas em instituições, como empresas ou universidades. As VPN também são muito utilizadas no mundo dos jogos. Um bom exemplo para a última afirmação é: os jogadores do Minecraft e/ou outros jogos, utilizam o LogMeIn Hamachi (um software capaz de montar redes VPN) para fazerem conexão entre o jogador que tem o servidor e os restantes jogadores sem estarem na mesma rede “normal”, digamos assim. Estas redes, VPN, são montadas sobre uma rede de comunicações públicas, como a Internet.
As VPN, são seguras e por sua vez, utilizam protocolos de criptografia que fornecem autenticação, integridade e confidencialidade.
Caso os protocolos seguros estejam devidamente configurados, é possivel assegurar comunicações seguras em redes inseguras, como é o caso de redes públicas.
As ligações VPN também permitem interligar várias redes privadas. Por exemplo, se uma empresa tivesse a sua sede em Faro e uma filial no Porto e deseja construir uma única rede privada sem utilizar circuitos delicados. A utilização de uma VPN vem mesmo a calhar, visto que os custos são reduzidos, há boa estabilidade e fiabilidade. Assim será possível o acesso remoto em segurança entre a sede e a filial e vice-versa.
IPSec
O IPSec (IP Security Protocol) é uma suite de protocolos que permitem a construção de túneis cifrados sobre redes de comunicação pública (Internet ou Intranet). Assim, todas as informações que passam através da rede são cifradas pelo IPSec e posteriormente decifrado no outro local da comunicação. Existem duas formas de utilização desta suite, são ambas diferentes: modo de obstetra e modo de túnel.
O IPSec pode ser implementado em qualquer máquina que disponha de rede IP (router, modem, PC…) utilizando 3 protocolos:
- AH (Authentication Header) – Este protocolo faz com que a autenticação dos dados da origem seja possível e a integridade não orientada à ligação da totalidade ou de porções do cabeçalho do pacote IP. Opcionalmente pode também detetar o reenvio de forma a evitar ataques de DoS;
- ESP (Encapsulating Security Payload) – Este segundo protocolo, disponibiliza a encriptação e autenticação, permitindo assim, a confidencialidade do fluxo de tráfego. É possível permitir também a integridade não orientada à ligação. Opcionalmente pode também detetar o reenvio;
- IKE (Internet Key Exchange) – Este protocolo permite a troca de chaves para o ESP incluindo a sua ligação
Podemos verificar que as redes VPN, se forem bem utilizadas, podem ser muito vantajosas em ambientes empresariais ou em outras instituições.
Qualquer dúvida digam!
Isto está na Tab para Kids… não se terão enganado. cumpz
Boa tarde caro Nuno!
O Pplware Kids é um projeto criado com o objetivo de fornecer aos mais jovens (principalmente entre os cinco e quinze anos) informações sobre tecnologia. Fornecemos informações desde o nível mais básico ao nível médio/avançado. Como se diz sempre: conhecimento nunca é demais. Tenha em atenção que os artigos publicados neste site também são dedicados aos mais velhos que têm muito pouco conhecimento de informática. Os mais interessados por informática e que desejam seguir alguma área relacionada com a mesma vão assim, tendo mais noções do que se passa neste mundo. Como já referi, conhecimento nunca é demais.
Finalmente, e respondendo à sua pergunta, não, não existem algum erro. =D
Cumprimentos,
Henrique Dias
Não houve qualquer engano,
Aliás, para além de se destinar às crianças, foi o próprio post escrito por uma criança de 13 anos, o Henrique.
Atrevo-me a dizer que ele sabe mais que eu 😀