Google quer voltar os seus produtos para as crianças
Certamente que já conheces o Google e muitos dos seus produtos. Provavelmente até és um utilizador de vários desses serviços todos os dias em que vais ao computador. Agora a Google está a virar-se também para “fabricar” produtos mais dedicados às crianças, sobretudo a uma faixa etária até aos 12 anos.
Vamos conhecer essas novidades?
Como as crianças estão protegidas de forma mais rigorosa pela lei da privacidade, há um certo cuidado ao desenvolver produtos para idades mais tenras e a Google, também forçada pela lei rígida norte americana, está a trabalhar em métodos onde a utilização desses produtos obriguem a que os pais dêem autorização de uso.
Com base nisto, todos os produtos que a Google pretenda lançar, terão de ter em conta, não só as crianças mas também os seus pais e as entidades reguladoras, pois caso não o façam, essas entidades não deixarão que isso passe em claro.
Há quem deixe sérios avisos!!!
“A Google está a brincar com o fogo. Há regras de privacidade restritas, requerendo a autorização dos pais ou optar por sair quando as crianças menores de 13 anos usam programas online, que o Google já está a violar quando se trata de Google Apps for Education. Para avançar ainda mais nesta área e explorar crianças, a empresa estará a incorrer em pesadas multas da FTC. “
Leonie Haimson, director executivo da Class Size Matters e co-presidente da Parent Coalition for Student Privacy
Contudo e mesmo com noção que pode não ser um mercado fácil, a empresa pretende criar versões especiais de alguns dos seus produtos, como é o caso do YouTube ou até mesmo do Google Chrome já a partir do próximo ano.
Já viste que fixe teres um canal de vídeos mais apropriado e com conteúdos dedicados à tua idade?
Já se sabe que a Google irá pensar nas crianças e como tal irá desenvolver versões especiais dos seu produtos para que todos possam utilizar, principalmente aqueles produtos que são os mais conhecidos e cobiçados.
Olha o que eles dizem sobre este assunto:
“O grande motivador dentro da empresa é muitos funcionários serem pais, por isso há um esforço para mudar os nossos produtos para que possam ser divertidos e seguros para as crianças. A Google quer que os filhos sejam criativos e felizes a utilizarem estes produtos, mas também quer fornecer ferramentas para que os pais possam estar no circuito e sejam capazes de supervisionar.”
Pavni Diwanji, vice-presidente de engenharia da Google
Mas nem só a Google está a modificar os seus produtos para os tornar mais apetecíveis para as crianças e adolescentes, parece que a Microsoft e a Apple também estão prestes a apresentar algo para estas idades, o que em termos de segurança de conteúdos é uma excelente novidade.
E sabes porque estão estas empresas dedicadas a criar estes produtos?
Na verdade todos sabemos que cada vez as crianças passam mais tempo na Internet e grande parte, diríamos mesmo, a maior parte do tempo usam aplicações e serviços que não são para as suas idades, o que traz um constrangimento, quer ao nível dos pais e encarregados de educação, quer ao nível das empresas que se sentem obrigadas a criar filtros e a restringir conteúdos desapropriados para tenras idades.
Mas, não te esqueças de uma coisa: navegar na Internet obriga-te a alguma atenção, não deixar dados escritos em qualquer lado, não divulgar morada, números de telefone ou enviar fotografias pessoais, não descarregar tudo o que brilha na net e não conversar ou passar informações a desconhecidos. Por isso faz sentido haver ferramentas dedicadas aos mais novos… ferramentas criadas por estas gigantes da Internet.
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
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