Devido à poluição, nadar no mar aumenta risco de doenças | Pplware Kids

Devido à poluição, nadar no mar aumenta risco de doenças

Muitos de nós aguardamos com saudade os dias de verão para podermos dar um mergulho no mar. Pois esses mergulhos têm de ser cautelosos devido aos níveis de poluição existentes nos mares.



Nadar no mar deixou de ser benéfico para a saúde

Um estudo, feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de Exeter e o Centro de Ecologia e Hidrologia, no Reino Unido, revelou que, atualmente, nadar no mar aumenta as hipóteses de desenvolver dor de ouvidos, doenças gastrointestinais, entre outras doenças.

Em comparação com outros nadadores, os que nadam no mar têm uma probabilidade superior em 77% de desenvolver uma dor de ouvidos e 29% mais probabilidades de desenvolver uma doença gastrointestinal.

Mas estes riscos não se resumem a quem nada. Os estudos alertam que quem pratica alguns desportos aquáticos, como é o exemplo do surf, também correm esse risco.

Os pesquisadores analisaram 19 estudos que ligam os banhos de mar às doenças acima descritas. No Reino Unido, Austrália, EUA, Nova Zelândia, Dinamarca e Noruega, foram analisadas mais de 120 mil pessoas.

“Em países como o Reino Unido, há a perceção de que há pouco risco para a saúde de passar tempo no mar, no entanto, o mar aumenta a probabilidade de desenvolver doenças de ouvidos e problemas relacionados com o sistema digestivo, como dores de estômago e diarreias”

Disse Anne Leonard, uma das autoras do estudo.

Países ricos mais afetados

Segundo os investigadores isso indica que os níveis de poluição encontrados nos mares são um problema para os frequentadores de praias de alguns países mais ricos do mundo.

O objetivo deste estudo não é impedir que as pessoas entrem no mar, pois este traz muitos benefícios para a saúde, como melhorara a aptidão física ou o bem-estar e a conexão com a natureza.

É importante que as pessoas tenham consciência dos riscos que correm. Muitas das pessoas que possam vir a ter estas doenças irão conseguir recuperar sozinhas, sem acompanhamento médico.

No entanto, pessoas mais suscetíveis de apanhar infeções, como é o caso das crianças ou das pessoas mais idosas, podem vir a não conseguir recuperar com tanta facilidade.

“Percorremos um longo caminho em termos de limpeza das nossas águas, mas a evidência mostra que ainda há trabalho a ser feito. Esperemos que esta pesquisa contribua para novos esforços para limpar as zonas costeiras”

Afirma o diretor da pesquisa, Dr. Will Gaze.

Infelizmente a poluição dos nossos mares não traz só desvantagens para os animais e plantas que lá vivem. Nós, que provocamos essa poluição, recebemos a resposta com males da água contaminada.

Arquivado na categoria: Saúde


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×