Aprendam a moderar o uso de tecnologias entre os jovens
Os smartphones, tablets e computadores são um dos brinquedos que, atualmente, as crianças e jovens adoram ter por perto.
Já aqui mostrámos algumas razões pelas quais os jovens gostam desta tecnologia, mas a verdade é que por vezes é difícil, a pais e responsáveis, saber distinguir do que é uma utilização saudável, daquilo que é já um vício e que pode prejudicar a criança.
Assim, vamos dar algumas dicas de como os pais podem estar atentos de forma a moderarem o uso destas tecnologias.
Porque a tecnologia é adorada pelos mais novos, aqui ficam algumas pequenas dicas para ajudar na moderação da sua utilização.
Converse com os seus filhos
É muito importante que, antes de impor alguma regra, se sente e converse com o seu filho sobre a mesma. É importante que lhe mostre a razão dessa regra, para que ele mais facilmente a compreenda e também possa dar a sua opinião sobre a mesma para que mais facilmente se encontre uma solução que agrade a todos.
Estipule um horário
Os jovens por vezes não têm uma organização das suas tarefas, mas é necessário que organizem o seu tempo até para obterem mais rendimento nas mesmas. Será importante que estipule um horário com o seu filho onde inclua as tarefas escolares e outras atividades que a criança tenha, para depois se definir um horário em que a criança pode estar ao computador, smartphone, tablet a jogar ou a fazer o que mais gosta.
Faça-o perceber que é fundamental cumprir o combinado
Ao início parece que tudo se vai organizar mas às vezes as crianças, com as suas manhas, conseguem dar a volta às regras. Assim, é também necessário que os pais sejam firmes (não significa serem autoritários e frios), e não se deixar levar pelas manipulações dos filhos.
Brinque com o seu filho
Por vezes a tecnologia serve para ‘calar’ a criança que pede atenção. Mas talvez não deva ignorar esse mesmo pedido. Sim, é certo que elas ficam satisfeitas com o equipamento tecnológico, mas os pais também devem passar tempo de qualidade com os filhos, mostrando-lhes muitas outras atividades que também são engraçadas, ajudar nos trabalhos de casa, conversar sobre a escola e os amigos, fazer atividades em conjunto, explorar os interesses da criança/jovem, etc…
Faça-o perceber que há muitas outras atividades com as quais também pode brincar e aprender.
Recompense-o quando as regras são cumpridas
Todos nós, mesmo no nosso trabalho, necessitamos de uma recompensa para nos motivarmos a fazer mais e melhor. Assim, quando vir que o seu filho se está a portar bem e a cumprir o estipulado, recompense-o com elogios, ou por vezes algo material que ele pretenda, de forma a que ele perceba que, afinal, este é o comportamento correto!
Estas são algumas dicas, existem muitas mais mas também cada pai tem a sua forma de educar.
Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.